quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mugunzá - Brasilidade em época de Copa!



A palavra é encontrada como mugunzá, mucunzá ou mungunzá... todas bem aceitas por aqui!

Esta iguaria é típica dos sertões nordestinos e muito apreciada na época das festas juninas. Trata-se de um mingau de grãos de milho branco pelado. Geralmente apreciado quente no café da manhã, temperado com as especiarias cravo e canela. Na receita doce acrescenta-se ainda leite e côco, mas é também apreciada no sertão a receita salgada, excluindo o coco e as especiarias e adicionando-se feijão e mocotó. 

Esta iguaria de origem afro-brasileira, nos estados de Alagoas e do Piauí também a encontramos com o nome de "chá de burro". No sul do Brasil podemos encontrá-la com o nome de canjica.

Ingredientes:
500g de milho branco pelado;
01 l de leite de vaca;
395ml de leite condensado;
200g de côco ralado (natural);
100g de açúcar comum;
02 l de água natural;
cravos Q.B;
canela em pau Q.B;
canela em pó Q.B.

Prepare assim:

Coloque o milho de molho por umas 04 horas, troque duas vezes a água. Em seguida, coloque o milho com água suficiente para cozinhar em panela de pressão por 40 min.

Abra a panela e adicione o açúcar, o leite condensado, metade do leite e deixe cozinhar sem pressão, mexendo algumas vezes para evitar que pregue no fundo. Acrescente o côco e as especiarias cravo e canela em pau e deixe cozinhar em fogo baixo para pegar gosto. Vá acrescentando, aos poucos, o restante do leite. 



Sirva ainda quente, polvilhado com canela em pó! Em tempos de Copa é uma delícia de opção para começar  o dia bem e cheio de energia. Afinal, não existe melhor época para realçarmos a  nossa brasilidade!

Um comentário: