quarta-feira, 25 de junho de 2014

E Viva São João em Bananeiras - Tradição como nos Velhos Tempos!

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

A sensação é de estar chegando em um cenário cinematográfico de filme que se desenrola em algum lugar esquecido no tempo. Sim,  esquecido porque muito da modernidade não chegou por lá. Se chegou foi relegada em detrimento da tradição e cultura locais. De um dos pontos mais alto da cidade, na praça da Igreja de Nossa Senhora do Livramento avista-se a cidade entrecortada por ladeiras e casario de deixar qualquer conjunto arquitetônico (cerca de 80 casas) com inveja! Exemplo disso é a edificação do Carmelo - Colégio das Doroteias, datada de 1917.

Assim é Bananeiras! cidade que fica no alto da Serra da Borborema, a 130km  da capital João Pessoa, próximo a Guarabira e Solânea no brejo paraibano. Clima temperado variando entre 12º e 30º, muita plantação de bananeiras daí a origem do seu nome. Lá encontramos estrada de ferro, trem e túnel construídos em 1922. Porque? Bananeiras já viveu o seu período fausto, já disputou o melhor café do país com o estado de São Paulo, a estrada de ferro veio para o escoamento da produção.

Hoje Bananeiras é considerada destino turístico, busca seu soerguimento econômico-financeiro através de  megas condomínios que lá se instalam por conta dos campos de golfe, esporte bastante procurado pelos clientes de segmentos A e B.

O festejo de São João  também é tradição por lá. É festa  grande, planejada e esperada duranto todo o ano. Atrai os excursionistas e turistas das redondezas e de estados vizinhos: Rio Grande do Norte e Pernambuco, além da Capital e do interior do próprio estado da Paraíba, ansiosos para dançar gostoso pé de serra e curtir artistas locais. Este ano se apresentaram: Santana, Nando Cordel, Cirano e Cirino, entre outros. Abaixo, segue alguns flashes do que pude vivenciar em quatro dias.


Forró Pé de Serra
Barraquinhas para venda de comidas típicas
Terraço Lisboa



Terraço Lisboa
Chegando a Bananeiras motivados pela prática do golfe, para curtir o São João ou simplesmente para desfrutar do clima na "temporada de inverno" que começa em julho e vai até agosto, não deixe de ir se deliciar com as comidas típicas servidas pelo único Bistrô e Café existente por lá, o Terraço Lisboa que fica bem próximo da Igreja. Tem uma vista linda de sua varanda, além de oferecer pratos fartos e de preços justos. Todos foram desenvolvidos com esmero pela empresária e Chef Neide Lisboa e são acompanhados por banana frita em homenagem ao lugar e aos produtos locais. A carne de sol por exemplo, é servida sobre banana assada com queijo manteiga, acompanhada de farofa de cuscuz, arroz e feijão verde.

Prato servido no Terraço Lisboa: Peixe com molho de alcaparras
Terraço Lisboa: Tilapia com farofa de castanha
Carne de sol servido no Terraço Lisboa


.
Terraço Lisboa: Bacalhau com couve e purê de batata doce








Chef Neide Lisboa e eu  na mesa de café da tarde do Bistrô e Café Terraço Lisboa. Bolo de polvilho com parmesão -
tradição de família. Feito por seu (e meu) irmão Wellington.
Janela do Bistrô e Café Terraço Lisboa
Mesa farta de café da tarde no Bistrô e Café Terraço Lisboa. Canjica, mungunzá, cocada, bolo de goma, biscoitos amanteigados, brigadeiro de milho verde e muitos doces regionais.




CURIOSIDADE:
No alto da Serra existe o Cruzeiro de Roma construído em 1899 para pagamento de promessa autorizado pelo Vaticano. O local é parada obrigatória dos peregrinos que se dirigem ao Memorial de Frei Damião, em Guarabira ou a Juazeiro do Norte (CE) para pagar promessas junto ao Padre Cícero. Reza a lenda que Padim Padre Cícero autorizava aos romeiros que tinham dificuldade de chegar até Juazeiro que pagassem suas promessas no Cruzeiro de Roma.

DICAS: 
Se depois destas informações voce se sentir motivado a conhecer esta bucólica cidade, aceite um conselho: melhor providenciar logo a reserva  com bastante antecedência no único hotel que existe por lá.

Outra dica é aproveitar o clima para tomar um ótimo vinho acompanhado por delicioso fondue no Terraço Lisboa desfrutando da melhor vista da cidade. Ah, peça a sobremesa chamada "peteca" feita com banana  característica do lugar e depois me conte.


Reunir lazer, esporte,  religiosidade, tradição e ótima gastronomia num único lugar, não é para fracos não.

Vale a pena conferir!
 


3 comentários:

  1. Vera você foi muito generosa com os comentários sobre nosso trabalho no Terraço Lisboa, realmente nós procuramos fazer que os visitantes sintam-se em casa.
    Obrigada!
    Neide Lisboa - Chef do Terraço Lisboa

    ResponderExcluir
  2. O seu trabalho é de primeira grandeza, tenha certeza disso! Muito enaltece a cultura e as tradições do nosso Nordeste. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Owwwn, ano passado estava lá. Adorei cada momento! Que delícia, viu?!

    ResponderExcluir