sábado, 14 de junho de 2014

Festa de Santo Antônio em Lisboa - Come-se muitas sardinhas!

Desfile de Santo Antônio em Lisboa -  acervo pessoal
Dentre as festas populares que já participei por aí, é uma das mais bonita. A Nath está morando no bairro de Alvalade em Lisboa e havia saído de casa  no dia 12.06.2014, dia de Copa (jogo inicial Brasil e Croácia 3x1), e  quando retornou a tardinha, se deparou com este lindo pezinho de manjerico (folha menor que a do manjericão) em sua porta. 

Convite Festa de Santo Antônio. Acervo Nath
Tratava-se de convite dos vizinhos para os festejos de Santo Antônio. Ela exclamou: "que alegria!
Desde o dia anterior as pessoas começavam a comemorar. Todos os bairros mais tradicionais cheiram a sardinha nesta época".  Bem, eu mesma estive lá em 2011 e pude participar deste evento no bairro do Rossio.


Desfile  dos Bairros em Lisboa

 É uma animação total. Todos os bairros se preparam e desfilam pelas avenidas para homenagear o Santo que além de casamenteiro é também o padroeiro de Lisboa. Faz parte da  tradição desde os anos 90 a Câmara Municipal patrocinar os casamentos que ocorrerão naquele dia. É muita festa e alegria na cidade inteira. As pessoas saem às ruas em massa, para assistirem aos desfiles e comer sardinhas que ardem em brasas por todos os lados. Encontra-se também, bifanas, pão com choriço, caldo verde e para acompanhar muita cerveja.

Foi um momento ímpar que presenciei em Lisboa e que muito me cativou. Come-se muitas sardinhas, faz-se muitas promessas e pedidos, e realiza-se muitos sonhos neste dia. O Santo Antônio é todo ouvidos! Voltaria lá com certeza, só para participar desta linda festa popular, de manifestação da fé!

Santo Antônio é homenageado  nas janelas das casas

Oferece-se moedas ao Santo Antônio!




Desfile de noivos em carros abertos pelas ruas de Lisboa
Come-se sardinhas pelas ruas de Lisboa

E viva Santo Antônio!
Acervo pessoal. Festa de Santo Antônio em Lisboa

Um comentário:

  1. É sim! É desse jeitinho aqui! O povo português, apesar de tudo, é feliz e bem humorado. Muito grata por poder vivenciar tudo isso aqui! Beijos!

    ResponderExcluir