quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tarte Tatin de Abacaxi - mas não era de maçã verde?




Reza a lenda que a Tarte Tatin surgiu por acidente ao ser preparada pelas irmãs Tatin  que a fizeram ao contrário das tradicionais tortas francesas, onde no momento de preparo,  a massa vai por baixo e não por cima do recheio e cobertura. Pois é, elas erraram e prepararam uma deliciosa torta de maçãs verdes de forma invertida.

Pois muito bem, neste final de semana elaborei a famosa Tarte a moda diVera com a fruta abacaxi que possui acidez similar a da maçã verde.


Fiz assim:

Preparei a massa da tarte com 200g de farinha de trigo, 1 xícara de chá de manteiga cortada em cubos, 300ml  de leite, 01 colhe de sopa de açúcar, 01 pitada sal. 

Misture a farinha com o açúcar e o sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos. Acrescente o leite aos poucos e deixe a massa descansar. Enquanto prepara a fruta caramelizada.

Descasquei um abacaxi, cortei em rodelas e reservei,
com umas 05 colheres de açúcar refinado preparei o
caramelo já em frigideira ou forma média. Acrescentei as rodelas de abacaxi por sobre o caramelo e mais uma  colher de sopa de manteiga espalhando-a sobre o abacaxi. Abri a massa com a ajuda de um rolo e, em seguida, cobri a frigideira aonde estavam as rodelas de abacaxi caramelizadas.

Levei ao forno à temperatura de 200º por uns 25 a 30 minutos em banho-maria. 

Dica: aqueça o forno uns 10 minutos antes a 250º, quando colocar a tarte em banho-maria, baixe a temperatura para 200º e, mesmo assim, a água continuar fervendo.


O ideal é servir essa tarte ainda quente, acompanhada de sorvete de creme. O aroma é delicioso!  Bjos

Um comentário: