domingo, 4 de maio de 2014

Tiramisù - Levanta-me!


Tiramisù diVera
Tiramisù diVera










Tiramisù - Levanta-me!







Sobremesa clássica de origem italiana, em consistência de pavê, é inconfundível pelo sabor marcante do café e de característico sabor do queijo fresco mascarpone utilizados em seu preparo. Reza a lenda que antes ou depois de uma noite de amor ou uma ressaca violenta, o tiramisu caia bem para renovar as energias, o próprio nome já revela isso, que em italiano significa: levanta-me!  Antigamente as cortesãs em Veneza, consumiam o tiramisù antes que os cavaleiros retornassem do combate, para obter energia e entretê-los a noite inteira, provavelmente em decorrência de suas muitas calorias. E por aí vão as muitas estórias que denominam, ainda, seus atributos de "escolha-me" ou "eleva-me".

Orientada pelo meu mano Wellington Cavalcante que é estudioso da língua e cultura italiana e já morou em Florença, reproduzi esta receita tradicional que veio em sua bagagem ao retornar para o Brasil.

Tiramisù preparado por Wellington

Ingredientes (para um pirex médio - 12 porções generosas):

350 g de queijo mascarpone;
250 g de biscoitos champagne;
04 ovos;
04 colheres de sopa de açúcar refinado;
02 xc. médias de café coado e frio, não adoçado (a bebida pronta);
02 colheres de sopa de cacau em pó (meio amargo pois o amargo dá um sabor mais forte ainda);
02 colheres de sobremesa de licor de café, conhaque ou grapa.  (O vinho  italiano Masala é o original usado nesta receita, porém é bastante caro e torna inviável caso seja para comercialização).

Preparo

Batas as gemas com o açúcar na batedeira até obter um creme branco e leve. Em seguida, adicione o mascarpone. Reserve na geladeira. Em outra vasilha, bata as claras em neve e adicione ao creme que tá pronto, misturando com espátula, de cima para baixo em movimentos leves. Reserve.

Numa vasilha separada, molhe os biscoitos rapidamente no café e no  licor/conhaque e vá colocando-os em um pirex quadrado, cobrindo todo o fundo; coloque por cima o creme já batido e misturado. Em seguida, polvilhe com o chocolate. Faça uma nova camada igual (tudo de novo: ao final, são duas camadas alternadas de biscoitos, creme e chocolate).
Foto: acervo pessoal

Dicas/variação: 

  • As claras em neve podem ser substituídas por creme de leite fresco batido (como se fosse chantily). Se tiver o vinho Masala doce, acrescente-o (2 colheres de sopa) na mistura de gemas e açúcar com o suspiro/chantily. Ele não deve ser adicionado na mistura líquida do café.
Vinho italiano Marsala  e liquor de café

  • Leve à geladeira e sirva gelado, pelo menos, depois de seis horas do preparo, de modo que o pavê fique bem firme e não desmonte quando for servido. Pode abusar na finalização da sobremesa, use morangos, cerejas, crumble, pistache, o que a sua imaginação ousar.
  • Outra dica é montá-lo em porções individuais, em copinhos ou taças de vidro, chamadas em francês de "verrines".  Existem livros somente sobre esta delícia de sobremesa, adquiri uma versão em francês  na última viagem que fiz à Paris e, para minha surpresa, descreve receitas sucrés & salés, além de sugestões de várias formas de apresentar (o kit traz um livro e 06 copinhos). Ops, ficou surpresa sobre os tiramisùs salgados? Pois é exatamente isso, eles existem!

Foto: Livro Tiramisus Sucrés & Salés de Éva Harlé

  • A última e melhor das dicas, é a troca do queijo mascarpone que poderá ser substituído por um queijo fresco caseiro. Sim, voce poderá elaborá-lo a partir de creme de leite fresco (500g) com a adição de  suco de limão siciliano ou taiti (30ml) ou ainda, a utilização do ácido cítrico, com uma pitada de sal. Misture o creme de leite fresco com o suco de limão e mexa suavemente com uma espátula e adicione o sal. Em seguida, coloque a mistura numa peneira forrada com um pano bem fino. Deixe dessorar (verter o soro) por 12h na geladeira e estará pronto o seu mascarpone à brasileira.

OBS: Já me falaram que usam cream cheese e que o resultado fica muito bom. Nunca fiz dessa forma. Preparo o meu próprio queijo fresco com a utilização do limão siciliano e posso afirmar que, para o meu paladar,  fica delicioso com o realce de algumas notas cítricas bem suave ao fundo.

Irei  selecionar e preparar uma receitinha de tiramisù salgado e depois eu volto para contar a experiência.

Arrivederci!

Melhor tiramisù dos últimos tempos em Paris
Tiramisù no bairro Marais

5 comentários:

  1. Huuummm que delícia este tiramisú, por enquanto comi com os olhos! Vou fazer essa receita, na primeira oportunidade. Te conto o resultado ! Bjs
    PS.: ADORO seus posts !! Quase sinto o cheiro dos quitutes !!!

    Ana Colon

    ResponderExcluir
  2. Ana faça mesmo e depois me conta, pois é bom saber se estou me fazendo entender. Se puder manda a foto que publico aqui com todos os créditos para voce. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nath, voce deve encontrar aí em Lisboa o vinho massala fácil, fácil. Execute esta receitinha com o vinho adequado, deve fazer toda a diferença, depois me fala!

    ResponderExcluir