sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ragu de Contra Filé e Especiarias com Polenta Mole!



O segredo deste ragu está na canela! Pronto entreguei! É essa especiaria dos tempos do comércio "Caminho das Índias" que faz o diferencial e o sucesso desta receita. Claro que a cocção a qual a carne foi submetida "seis horas em fogo baixo", regada por vinho tinto seco e mais algumas pitadinhas de tomilho, noz-moscada, pimenta do reino também ajudaram. É necessário fazer a marinada com a carne de véspera e deixar na geladeira tomando tempero.

No dia seguinte, nas primeiras horas da tarde, já refogue a carne numa panela de pressão com azeite e sal, quatro tomates picados e cebola picada, regue com caldo de carne e feche a pressão por 30min.
Após abrir a panela a carne vai estar bem macia. Então regue com o vinho tinto seco e deixe cozinhando  por mais ou menos cinco horas em fogo baixo, mexa de vez em quando e regue com vinho. Na última hora de cozimento, acrescente uma lata de tomate pelado e a canela em pó. mexa de tal forma que sinta a carne se desfiar sozinha. Tá pronto o seu ragu!

Para a marinada:

1,5 kg de carne de boi contra filé (sem pele, cortada em cubos);
02 dentes de alho amassados;
01 cálice de vinho tinto seco;
Noz-moscada Q.B. (ralado na hora);
Pimenta do reino Q.B. (moída na hora);
Tomilho Q.B.
Azeite Q.B.
folhas de louro (opcional)

(não utilize sal na marinada pois irá desidratar a carne)

Para o cozimento:
04 tomates picados (sem pele e sem sementes);
02 cálices de vinho tinto seco;
01 litro de caldo de carne;
01 lata de tomate pelado;
01 fio de azeite;

Sal Q.B.
Canela em pó Q.B;
 
Para finalizar o prato:
Cheiro verde picado Q.B.

O aroma forte e incorpado que sai desse prato é de fazer fila na porta de sua cozinha.


Para acompanhar o ragu, uma polenta mole cai muito bem. Hoje a polenta se encontra difundida no mundo todo, mas é um prato bastante antigo da dieta do Norte da Itália, para acompanhar carnes com molhos, especialmente caças. Pode ser servida mole ou em pedaços crocantes que podem ser fritos ou até grelhados.

Faça assim:

Ferva a água com a manteiga e retire do fogo. Vá acrescentando o fubá mexendo com o fouet. Em seguida, vá acrescentando o leite e corrija o sal. Leve ao fogo baixo, mexendo para a polenta engrossar e ficar cozida. Acrescente o queijo ralado e apague o fogo. Caso queira gratinar e servir em pratos , polvilhe um pouco de queijo ralado em cima e leve ao forno por uns 10 minutos. Está pronta a sua polenta mole.

02 xic. chá de fubá de milho;
05 xíc chá de água;
03 xíc. de chá de leite de vaca;
02 colheres de sopa de manteiga;
01 xic. de chá de queijo parmesão ralado grosso;
Sal Q.B.

Dica: Caso queira fazer a polenta frita ou grelhada, retire dos ingredientes a manteiga e o parmesão. Espalhe uma camada de 2 cm de polenta numa superfície lisa e espere esfriar. Corte os pedaços e pincele com azeite de oliva, frite ou grelhe por cerca de 6 minutos alternando os lados.

Este prato foi preparado para receber amigos especiais!


Bjos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário