segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pegando carona na onda FIT! Cupcake de banana da Nath

Cupcake da Nathália

"Quem não chora não mama", depois de muito insistir com a Nathália Rodrigues, consegui que ela começasse a postar, semanalmente, as receitinhas de suas comidinhas FIT "magras e saudáveis" para aqueles que perseguem pratos politicamente corretos e contribuem para dietas balanceadas que não lhes deixe com peso na consciência e na balança.


 Fala-se em produtos sem conservantes, sem corantes e aditivos, sem agrotóxicos, vegetarianos, orgânicos, com baixíssimas calorias e por vai. São muitas as expressões usadas: detox, natureba, protéica, funcional, chega-se mesmo a fundir termos: "TAPILETE", "CREPIOCA", já ouviu falar? 

Pegando carona na onda FIT! Novos tempos, novas necessidades, novos pratos que surgem na gastronomia. A onda não é somente ser gostoso, mas ser saudável! E entram em cena muitos produtos que gravitavam como "secundários" na composição de pratos mais sofisticados e elaborados. É a subtração da manteiga e a substituição dos óleos já conhecidos nossos na culinária, pelo oléo de coco que, na minha infância, recordo ter sido utilizado para massagear e hidratatar os cabelos. Muita macaxeira e batata doce nas receitinhas FIT, por serem fontes energéticas com baixo índice glicêmico.

Substitui-se tudo, desde que se traga junto a promessa de reduzir ou eliminar algumas calorias ou gorduras. A farinha de trigo branca está relegada a último plano, agora a onda é usar: farinha de trigo integral, de maracujá, de açaí, de quinoa, de amaranto, de arroz, dentre outras. São muitos os legumes, frutas e cereais utilizados. Até descobriram que a goma utilizada nas nossas tapiocas sertanejas, além de gostosa não possui glúten. E a onda pegou... fazendo surgir a "crepioca", da fusão do crepe com a tapioca, ou "tapioca proteica", ou "tapilete", fusões da tapioca com ovos/omelete.
Descobriram que o nosso genuíno "baião de dois" é um prato completo, nutricionalmente falando, visto que a combinação de ambos (arroz e feijão) fornece os aminoácidos essenciais que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas. Em breve, os menus dos restaurantes mais chiques trarão esta refeição como destaque. Imagine alguém fazendo este pedido: - Aceito um baião de dois com ratatouille! Que delícia! Enquanto caminhamos para isso, vamos a uma receitinha de lanche FIT, testada pela Nathália:

Olhe aí Verinha espero que goste!

Cupcakes de banana da Nath





CUPCAKES DE BANANA
Ingredientes: 1 ovo; 1 colher de sopa de óleo de
 coco; 2 colheres de sopa de água; 1 colher de sopa de açúcar de coco (ou adoçante); 1 colher de sobremesa de fermento; 2 bananas grandes amassadas; 1/2 xícara de chá de flocos de aveia; 1/4 xícara de chá de farinha de arroz; 1/4 xícara de leite em pó desnatado; canela a gosto (para polvilhar).
Modo de preparo: Bater tudo na batedeira, mixer ou fouet e colocar para assar até a faca sair limpa. 
 Dicas: A minha receita rendeu 6 cupcakes que assaram durante 28 minutos. Ficaram super nutritivos e gostosos!
Ah, e a inclusão do chocolate (desde que seja pelo menos 70% cacau) como recheio, é só para dar uma bossa!
 Beijinhos Nath!
 
Cupcake de banana da Nath








Nenhum comentário:

Postar um comentário