sexta-feira, 30 de maio de 2014

Hambúrgueres para chamar de Gourmet!




A febre de hamburguerias está por toda parte! No início do ano, em Madrid nos deparamos com esta opção no El Corte Inglês, na torre panorâmica da Grã Via, com um diferencial enorme em relação a tudo o que tinhamos visto por aí: 30 tipos diferentes de carne de hambúrgueres; 10 tipos de molhos e 4 tipos de pães. A casa sugere pelo menos 3 categorias basic, classic e gourmet, cada uma com 10 combinações de autor, o chef Juan Pozuelo.

Só para exemplificar o diferencial imagine o sabor do hambúrguer de carne de vitelão e azeite de trufa, ou carne de vitelão e foie gras ou, ainda, carne de vitelão e redução de vinho do porto... Os molhos são combinados com especiarias, queijos, pimentas, mel, mostardas.... uma verdadeira loucura de excelentes opções! 



O hambúrguer é precedido de azeitonas e acompanhado de batatas chips picantes. E, ainda, garantem matéria-prima de primeira qualidade. Pasmem agora, pois todos os itens, isoladamente, podem ser levados para casa. Isso mesmo, o saquinho de pães, o pote de molho, os hambúrgueres, a preços bem populares. A menos de um mês o quiosque desta hamburgueria também chegou no El Corte Inglês de Lisboa. 

Quando o paladar vai ficando mais apurado, os consumidores passam a ficar mais exigentes também e desejam opções diversificadas. Não dá para chamar de produtos gourmet, produtos essenciais que não sejam de fabricação própria, que você encontra em qualquer supermercado ao lado. É exatamente aí que reside o diferencial do negócio, pão de fabricação caseira (ou encomendado com exclusividade nas padarias artesanais, molho difente que só a casa prepara e o hamburguer, esse então... sem comentários). Tem que revelar em seus sabores o segredo do chef.

Eu já provei e aplaudi de pé!

Agora confiram vocês mesmos na semana de homenagem ao hamburguer.

 hamburguesanostra.com;

Pato com laranja - est très romantique!

 

Foto: Pato com laranja acervo pessoal
Le Canard à l'orange é um grande prato da cozinha francesa.  Degustar este prato em um jantarzinho a dois est très romantique, falo por experiência própria. É preciso  elaborá-lo com antecedência, de forma que se deixe o pato marinando na geladeira com especiarias e folhas de laranja e, no dia seguinte, asse-o ao forno em temperatura baixa, para que a carne fique bem macia. O molho da guarnição é coisa de doido: caramelado feito com açúcar, suco de laranja, xerez, caldo de pato, manteiga, suco de limão e casca da laranja (sem a parte branca).

Deixe o molho reduzir e apurar bem o sabor.

Sirva-o com arroz próprio para acompanhar caças (usei o de marca Namorado) e decore-o a gosto.

Bom, dizer se ficou bom, sou suspeita pois posso dizer que FICOU ÓTIMO! Afinal quando preparei este pato estava apaixonada, parece que todos os sentidos ficam mais aguçados e que todos os sabores tem um realce maior. Dizem que a delicadeza deste prato reside na harmonia do doce e do salgado, assim como deve ser no amor. 

Desejo que celebre um dia dos namorados assim, com todos os ingredientes realçados pelo principal tempero o amor!

Dica: envolva o pato em papel alumínio e deixe-o coberto assando em sua gordura por umas três horas, regue algumas vezes a carne com a marinada e, antes de retirá-lo do forno, descubra-o por uns a 20 min para a carne dourar. 




sábado, 24 de maio de 2014

Receita FIT - Nhoque de batata doce e beterraba com molho de tomate e espinafre!



Foto: Nhoque preparado pela Nath


E a cozinha está com a Nath...

"Estou na onda das receitinhas FIT. Então, não poderia deixar de testar combinações com batata doce.

Esse nhoque é super fácil: 
Batata doce assada e amassada (800g).
Uma beterraba batida no liquidificador com um ovo. 
Juntei as duas, corrigi o sal e fui adicionando farinha de trigo integral até a massa ficar lisa e desgrudar dos dedos. 
Modelei os nhoques, fiz uma parte (cozidos na água com sal) e congelei o restante (a receita rendeu sete porções de 120g). No mais, adicionei um molho fácil e Light. 

Valeu a pena. Ficaram uma delícia!"
  
Foto: Noque sendo preparado pela Nath

Torta Amor, sublime amor - Muito doce de leite e chocolate blossoms caramel para definir tanta doçura!

Amor, sublime amor! É a expressão que me vem a mente para definir tanta doçura encontrado no coração de mãe.

Adorei homenagear as mamães com esta torta de chocolate com recheio de doce de leite, super prática de fazer. Além do doce de leite nas rosetas, usei o Chocolate Blossoms Caramel da Callebaut para o acabamento. Deu uma bossa no final!

Existem o chocolate blossons em outros sabores e cores, e são ótimos para acabamentos de porções individuais, a exemplo de cupcakes! Fica aí a dica!


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vela que derrete e vira a calda do bolo - Inovações do Salon du Chocolat!



 Foto: extraída de reportagens do Salon du Chocolat

Esta velinha, após acesa, vira a calda do bolo! É um verdadeiro charme, vocês não acham? Inovação de designer para o Salon du Chocolat. A idéia além de puro charme traz praticidade! Detalhe: ainda não estão sendo comercializadas!  Vamos aguardar!

Adorei! Em breve quero meu  bolinho assim!!! U_U_U!


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pegando carona na onda FIT! Cupcake de banana da Nath

Cupcake da Nathália

"Quem não chora não mama", depois de muito insistir com a Nathália Rodrigues, consegui que ela começasse a postar, semanalmente, as receitinhas de suas comidinhas FIT "magras e saudáveis" para aqueles que perseguem pratos politicamente corretos e contribuem para dietas balanceadas que não lhes deixe com peso na consciência e na balança.


 Fala-se em produtos sem conservantes, sem corantes e aditivos, sem agrotóxicos, vegetarianos, orgânicos, com baixíssimas calorias e por vai. São muitas as expressões usadas: detox, natureba, protéica, funcional, chega-se mesmo a fundir termos: "TAPILETE", "CREPIOCA", já ouviu falar? 

Pegando carona na onda FIT! Novos tempos, novas necessidades, novos pratos que surgem na gastronomia. A onda não é somente ser gostoso, mas ser saudável! E entram em cena muitos produtos que gravitavam como "secundários" na composição de pratos mais sofisticados e elaborados. É a subtração da manteiga e a substituição dos óleos já conhecidos nossos na culinária, pelo oléo de coco que, na minha infância, recordo ter sido utilizado para massagear e hidratatar os cabelos. Muita macaxeira e batata doce nas receitinhas FIT, por serem fontes energéticas com baixo índice glicêmico.

Substitui-se tudo, desde que se traga junto a promessa de reduzir ou eliminar algumas calorias ou gorduras. A farinha de trigo branca está relegada a último plano, agora a onda é usar: farinha de trigo integral, de maracujá, de açaí, de quinoa, de amaranto, de arroz, dentre outras. São muitos os legumes, frutas e cereais utilizados. Até descobriram que a goma utilizada nas nossas tapiocas sertanejas, além de gostosa não possui glúten. E a onda pegou... fazendo surgir a "crepioca", da fusão do crepe com a tapioca, ou "tapioca proteica", ou "tapilete", fusões da tapioca com ovos/omelete.
Descobriram que o nosso genuíno "baião de dois" é um prato completo, nutricionalmente falando, visto que a combinação de ambos (arroz e feijão) fornece os aminoácidos essenciais que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas. Em breve, os menus dos restaurantes mais chiques trarão esta refeição como destaque. Imagine alguém fazendo este pedido: - Aceito um baião de dois com ratatouille! Que delícia! Enquanto caminhamos para isso, vamos a uma receitinha de lanche FIT, testada pela Nathália:

Olhe aí Verinha espero que goste!

Cupcakes de banana da Nath





CUPCAKES DE BANANA
Ingredientes: 1 ovo; 1 colher de sopa de óleo de
 coco; 2 colheres de sopa de água; 1 colher de sopa de açúcar de coco (ou adoçante); 1 colher de sobremesa de fermento; 2 bananas grandes amassadas; 1/2 xícara de chá de flocos de aveia; 1/4 xícara de chá de farinha de arroz; 1/4 xícara de leite em pó desnatado; canela a gosto (para polvilhar).
Modo de preparo: Bater tudo na batedeira, mixer ou fouet e colocar para assar até a faca sair limpa. 
 Dicas: A minha receita rendeu 6 cupcakes que assaram durante 28 minutos. Ficaram super nutritivos e gostosos!
Ah, e a inclusão do chocolate (desde que seja pelo menos 70% cacau) como recheio, é só para dar uma bossa!
 Beijinhos Nath!
 
Cupcake de banana da Nath








domingo, 11 de maio de 2014

Limonada com Cranberry - Leve e suave para os dias de calor e de malhação!


Foto; acervo pessoal


Esta dica vi em um site americano e resolvi reproduzir. Na nossa região  o limão é muito fácil  de se encontrar, não tem estação nem clima ruins para ele. Além de ser super em conta é necessário na nossa culinária regional, tanto nas comidas doces, quanto salgadas. Já o cranberry é produto de importação. Mas como preciso apenas do extrato da fruta, fica mais fácil de elaborar esta receita. Uma caixinha de 01 litro de néctar da fruta pode ser encontrada por mais ou menos R$ 10,00 nos supermercados.

Ingredientes:
05 limões Taiti
01 litro de água mineral gelada
04 colheres de sopa de açúcar  demerara

08 pedras de gelo
01 copo de néctar de cranberry (sem conservantes)

Faça assim:

Prepare primeiramente a limonada suiça com cinco limões cortados com casca e batidos com água, açúcar demerara e gelo. Em seguida, penera-se o líquido e acrescenta-se suco de cranberry (mais ou menos um copo) para dar essa cor rosinha e torná-la ainda mais saborosa.

 Dica: O açúcar demerara pode ser substituído pelo mascavo, neste caso reduza uma colher.

Aprovadísssimo!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Jantar para receber os amigos - E a casa ficou cheia de luz!

É sempre bom receber os amigos. Tudo corre de forma simples e tranquila, o bom papo rola fácil e descontraído,  o difícil mesmo é escolher o cardápio pois são tantas as opções, as possibilidades. Neste caso, a escolha foi por cozinha italiana que oferece uma diversidade de pratos maravilhosos e, diga-se de passagem, come-se muito bem!.


Eu já disse em outras ocasiões que o melhor local da casa é a cozinha... pois é verdade, ocorre sempre  assim, todos se "aboletam por lá".
Preparando bruschetta com Doto Luigi
Bruschetta a Doto Luigi



















Preparando creme de aspargos verdes














Cardápio:
Entradas: Bruschetta; antepasto de berinjela com pinoli; dadinhos de tapioca com  catchup de curry;Primeiro prato: Creme de aspargos verdesSegundo prato: Ragu de Contra Filé e Especiarias com Polenta     Sobremesa: tiramisu e torta de avelãs carameladas.

E a mesa da cozinha ficou assim....rsrs
Tiramisu diVera
O melhor lugar da casa é a cozinha!

E se rasparam o prato, é porque estava bom!

E a tradicional foto para o álbum! rsrs!


E a tradicional foto para o álbum rsrs!


Voltem sempre!

Chique mesmo e receber com esse carisma e simpatia!!Parabens e muito obrigado Vera pelo menu maravilhoso e por me receber tao bem em sua casa esse sabado aqui em Fortaleza!!!Weliton Sousa Carla Karla Patrícia Reboucas Sampaio Vera e Claudia!!! (6 fotos)


Ragu de Contra Filé e Especiarias com Polenta Mole!



O segredo deste ragu está na canela! Pronto entreguei! É essa especiaria dos tempos do comércio "Caminho das Índias" que faz o diferencial e o sucesso desta receita. Claro que a cocção a qual a carne foi submetida "seis horas em fogo baixo", regada por vinho tinto seco e mais algumas pitadinhas de tomilho, noz-moscada, pimenta do reino também ajudaram. É necessário fazer a marinada com a carne de véspera e deixar na geladeira tomando tempero.

No dia seguinte, nas primeiras horas da tarde, já refogue a carne numa panela de pressão com azeite e sal, quatro tomates picados e cebola picada, regue com caldo de carne e feche a pressão por 30min.
Após abrir a panela a carne vai estar bem macia. Então regue com o vinho tinto seco e deixe cozinhando  por mais ou menos cinco horas em fogo baixo, mexa de vez em quando e regue com vinho. Na última hora de cozimento, acrescente uma lata de tomate pelado e a canela em pó. mexa de tal forma que sinta a carne se desfiar sozinha. Tá pronto o seu ragu!

Para a marinada:

1,5 kg de carne de boi contra filé (sem pele, cortada em cubos);
02 dentes de alho amassados;
01 cálice de vinho tinto seco;
Noz-moscada Q.B. (ralado na hora);
Pimenta do reino Q.B. (moída na hora);
Tomilho Q.B.
Azeite Q.B.
folhas de louro (opcional)

(não utilize sal na marinada pois irá desidratar a carne)

Para o cozimento:
04 tomates picados (sem pele e sem sementes);
02 cálices de vinho tinto seco;
01 litro de caldo de carne;
01 lata de tomate pelado;
01 fio de azeite;

Sal Q.B.
Canela em pó Q.B;
 
Para finalizar o prato:
Cheiro verde picado Q.B.

O aroma forte e incorpado que sai desse prato é de fazer fila na porta de sua cozinha.


Para acompanhar o ragu, uma polenta mole cai muito bem. Hoje a polenta se encontra difundida no mundo todo, mas é um prato bastante antigo da dieta do Norte da Itália, para acompanhar carnes com molhos, especialmente caças. Pode ser servida mole ou em pedaços crocantes que podem ser fritos ou até grelhados.

Faça assim:

Ferva a água com a manteiga e retire do fogo. Vá acrescentando o fubá mexendo com o fouet. Em seguida, vá acrescentando o leite e corrija o sal. Leve ao fogo baixo, mexendo para a polenta engrossar e ficar cozida. Acrescente o queijo ralado e apague o fogo. Caso queira gratinar e servir em pratos , polvilhe um pouco de queijo ralado em cima e leve ao forno por uns 10 minutos. Está pronta a sua polenta mole.

02 xic. chá de fubá de milho;
05 xíc chá de água;
03 xíc. de chá de leite de vaca;
02 colheres de sopa de manteiga;
01 xic. de chá de queijo parmesão ralado grosso;
Sal Q.B.

Dica: Caso queira fazer a polenta frita ou grelhada, retire dos ingredientes a manteiga e o parmesão. Espalhe uma camada de 2 cm de polenta numa superfície lisa e espere esfriar. Corte os pedaços e pincele com azeite de oliva, frite ou grelhe por cerca de 6 minutos alternando os lados.

Este prato foi preparado para receber amigos especiais!


Bjos no coração!

domingo, 4 de maio de 2014

Tiramisù - Levanta-me!


Tiramisù diVera
Tiramisù diVera










Tiramisù - Levanta-me!







Sobremesa clássica de origem italiana, em consistência de pavê, é inconfundível pelo sabor marcante do café e de característico sabor do queijo fresco mascarpone utilizados em seu preparo. Reza a lenda que antes ou depois de uma noite de amor ou uma ressaca violenta, o tiramisu caia bem para renovar as energias, o próprio nome já revela isso, que em italiano significa: levanta-me!  Antigamente as cortesãs em Veneza, consumiam o tiramisù antes que os cavaleiros retornassem do combate, para obter energia e entretê-los a noite inteira, provavelmente em decorrência de suas muitas calorias. E por aí vão as muitas estórias que denominam, ainda, seus atributos de "escolha-me" ou "eleva-me".

Orientada pelo meu mano Wellington Cavalcante que é estudioso da língua e cultura italiana e já morou em Florença, reproduzi esta receita tradicional que veio em sua bagagem ao retornar para o Brasil.

Tiramisù preparado por Wellington

Ingredientes (para um pirex médio - 12 porções generosas):

350 g de queijo mascarpone;
250 g de biscoitos champagne;
04 ovos;
04 colheres de sopa de açúcar refinado;
02 xc. médias de café coado e frio, não adoçado (a bebida pronta);
02 colheres de sopa de cacau em pó (meio amargo pois o amargo dá um sabor mais forte ainda);
02 colheres de sobremesa de licor de café, conhaque ou grapa.  (O vinho  italiano Masala é o original usado nesta receita, porém é bastante caro e torna inviável caso seja para comercialização).

Preparo

Batas as gemas com o açúcar na batedeira até obter um creme branco e leve. Em seguida, adicione o mascarpone. Reserve na geladeira. Em outra vasilha, bata as claras em neve e adicione ao creme que tá pronto, misturando com espátula, de cima para baixo em movimentos leves. Reserve.

Numa vasilha separada, molhe os biscoitos rapidamente no café e no  licor/conhaque e vá colocando-os em um pirex quadrado, cobrindo todo o fundo; coloque por cima o creme já batido e misturado. Em seguida, polvilhe com o chocolate. Faça uma nova camada igual (tudo de novo: ao final, são duas camadas alternadas de biscoitos, creme e chocolate).
Foto: acervo pessoal

Dicas/variação: 

  • As claras em neve podem ser substituídas por creme de leite fresco batido (como se fosse chantily). Se tiver o vinho Masala doce, acrescente-o (2 colheres de sopa) na mistura de gemas e açúcar com o suspiro/chantily. Ele não deve ser adicionado na mistura líquida do café.
Vinho italiano Marsala  e liquor de café

  • Leve à geladeira e sirva gelado, pelo menos, depois de seis horas do preparo, de modo que o pavê fique bem firme e não desmonte quando for servido. Pode abusar na finalização da sobremesa, use morangos, cerejas, crumble, pistache, o que a sua imaginação ousar.
  • Outra dica é montá-lo em porções individuais, em copinhos ou taças de vidro, chamadas em francês de "verrines".  Existem livros somente sobre esta delícia de sobremesa, adquiri uma versão em francês  na última viagem que fiz à Paris e, para minha surpresa, descreve receitas sucrés & salés, além de sugestões de várias formas de apresentar (o kit traz um livro e 06 copinhos). Ops, ficou surpresa sobre os tiramisùs salgados? Pois é exatamente isso, eles existem!

Foto: Livro Tiramisus Sucrés & Salés de Éva Harlé

  • A última e melhor das dicas, é a troca do queijo mascarpone que poderá ser substituído por um queijo fresco caseiro. Sim, voce poderá elaborá-lo a partir de creme de leite fresco (500g) com a adição de  suco de limão siciliano ou taiti (30ml) ou ainda, a utilização do ácido cítrico, com uma pitada de sal. Misture o creme de leite fresco com o suco de limão e mexa suavemente com uma espátula e adicione o sal. Em seguida, coloque a mistura numa peneira forrada com um pano bem fino. Deixe dessorar (verter o soro) por 12h na geladeira e estará pronto o seu mascarpone à brasileira.

OBS: Já me falaram que usam cream cheese e que o resultado fica muito bom. Nunca fiz dessa forma. Preparo o meu próprio queijo fresco com a utilização do limão siciliano e posso afirmar que, para o meu paladar,  fica delicioso com o realce de algumas notas cítricas bem suave ao fundo.

Irei  selecionar e preparar uma receitinha de tiramisù salgado e depois eu volto para contar a experiência.

Arrivederci!

Melhor tiramisù dos últimos tempos em Paris
Tiramisù no bairro Marais