Consta nas Escrituras Sagradas que foi da Costela de Adão que a mulher foi criada. Eu particularmente, acredito que depois disso a mulher se encarrregou de criar estas gostosuras. Rsrsrs! Bom, o que se tem certeza é que foram os franceses que criaram a massa folhada.
Costela de Adão diVera |
A massa que iremos trabalhar agora é semi-folhada, pois primeiramente é preparada a massa para pão e, em seguida, será aplicada a técnica de folhar.
500g farinha de trigo
275 ml de água filtrada
175g de margarina para folhados
25g de açúcar
25g de leite em pó
25g de margarina
10g de fermento biológico seco
10g sal
Modo de Fazer:
Em uma tigela junte todos os ingredientes, exceto a margarina para folhados, adicionando aos poucos a água. Misture-a com uma colher e depois com a mão, até formar uma massa homogênea. Sove a massa numa superfície lisa e enfarinhada para a formação do glúten, até soltar das mãos. Em seguida, guarde a bola de massa na tigela, acrescente um pouco de óleo por cima, passe filme plástico e reserve por uns 20 minutos em local quente (geralmente guardo dentro do forno desligado).
RECHEIO:
500g de carne de sol já desfiada;
250g de requeijão;
250g de requeijão;
200g de queijo coalho cortado em cubos.
Refogue a carne em cebola picada com um pouco de manteiga e pimenta do reino moída. Deixei ficar bem sequinha e esfriar. Adicione mais ou menos 200g de requeijão cremoso na carne já fria, misture e reserve.
COBERTURA:
02 gemas para pincelar
50g queijo parmesão para polvilhar
COBERTURA:
02 gemas para pincelar
50g queijo parmesão para polvilhar
A massa triplicou de tamanho |
Quando a massa já tiver descansada e dobrar (ou triplicar rsrs) de tamanho, então vamos abrir a massa em forma de retângulo em uma superfície levemente enfarinhada. Distribua a margarina para folhados em forma de pedacinhos em 2/3 da massa. Dobre o 1/3 restante para cima da parte com margarina e depois repita a operação com a outra extremidade, como se fosse um envelope, de forma que a massa fique intercalada pela margarina, conforme está abaixo.
Deixe a massa descansar novamente por uns 20 minutos e repita a operação de abrir a massa com o rolo e dobrá-la como um envelope em três partes e, finamente, dobre-a em quatro partes.
Deixe-a descansar mais uma vez por 15 minutos. Em seguida, abra a massa com o rolo, sempre de forma retangular. corte-a em três porções iguais e, neste caso, fiz duas costelas de Adão e várias porções de croissants.
Para montar a costela de Adão, abra a massa e distribua o recheio no centro, depois faça cortes de 3cm de profundidade nas laterais da massa e, em seguida vá puxando estas pontas para cima da massa e intercalando-as como se fosse uma trança.
Para o croissant o retângulo deve ser mais fino e os cortes são em forma de triângulos. Coloque o recheio de sua preferência no centro e, em seguida, enrole o croissant do lado mais largo para a ponta. Pincele-os com gema e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno já aquecido a 180º, por uns 20 minutos, ate que fiquem dourados e VOILÁ!
Costela de Adão di Vera |
Corte da massa para croissants |
Croissants di Vera |
Meu Deeeeeus! Que lindos! E que saudades de carne de sol com queijo coalho!!! Não acredito que perdi essa.. Você vai ter que fazer tudo de novo! =D
ResponderExcluirFaço sim, quantas vezes você quiser! Bjos
ExcluirMuito bom, foi a que mais gostei! Parabéns! !
ResponderExcluirAdorei muito bom
ResponderExcluir