domingo, 13 de julho de 2014

Bowl de cozinha - Bom se organizar antes!

Muitas pessoas já me perguntaram:  - O que é bowl? E para que serve? O bowl nada mais é que nossas antigas e singelas tigelas de cozinha. Mas antes de falar em bowl, vamos falar sobre o mise en place. Esse sim, é  mais significativo para nós que estamos sempre na cozinha a criar e preparar receitas.

Mise en place é um termo francês (pôr em ordem ou no lugar) que define o ato de organizar o espaço antes de começar a preparar o alimento. Eu diria que é colocar tudo a mão, em quantidades adequadas. Nada mais terrível do que descobrir que está faltando algum ingrediente quando já se está com a mão na massa. Então, o bowl serve exatamente para facilitar esta organização prévia, em que os ingredientes são pesados e medidos conforme descreve a receita. Além de auxiliar na hora de fazer as misturas, principalmente de receitas doces, bolos, mousses, caldas. Toda esta organização irá refletir no resultado do seu trabalho, em tempo e qualidade.

Existem muitas opções de bowl no mercado de materiais variados, plástico, inox, vidro entre outros. O que mais gosto de usar são aqueles que possuem o fundo bem abaulado ou boleado, são mais práticos para a utilização de espátula, pão duro e fouet. Alguns tem até uma alçinha para você segurar. rsrsrs!

Ganhei esse conjuntinho que é colorido e alegra bastante a minha cozinha.  Adorei!  Fica aí a dica!

Mimo de Well para Gastronomia diVera


Aproveitando que estamos falando em tigelas, alguém sabe de onde surgiu a expressão "meia tigela", que significa fazer um trabalho mal feito?

Pois é, existe uma versão que é da época da escravidão que descreve que: quando os escravos faziam o serviço de acordo com a ordem do dono, recebiam em pagamento uma tigela cheia de comida e, quando não executavam corretamente, recebiam apenas meia tigela, daí a expressão.

Trazendo para os nossos dias, todo trabalho na gastronomia  executado de forma correta ou "bem feito" tem um valor agregado e sempre terá clientes que pagarão por ele uma tigela cheinha.

Fiquemos espertos!



Um comentário: