segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

La Buche de Noël - O tronco de natal dos franceses!

Foto:acervo pessoal/ Patisserie Miss Manon

La Buche de Noël  é um doce em forma de tronco de árvore que faz parte da tradição francesa prepará-lo no período natalino, representando o tronco ou a lenha que fica queimando na lareira (le ou la buche). É uma espécie de rocambole feito com massa de genoise, enrolado em diversas camadas  e com diferentes tipos de recheios, que podem ser de mousse saborizados de essências de frutas cítricas, café, chocolate, creme de avelã, com pequenos pedaços de frutas adicionados, ou ainda, de creme de manteiga ou glace (sorvete). Alguns são estruturados internamente com a genoise novamente, intercalados com várias camadas. São cobertos com ganache de chocolate de diversas cores e sabores, sempre a combinar com o recheio utilizado. Uma coisa é sempre padrão: apresenta uma textura levíssima... Quando você termina de comer o doce parece que ainda nem começou! É uma loucura de bom!
Foto: Patisserie Miss Manon em Paris

Lembro que o doce francês nem de perto parece com os nossos doces, brasileiros ou portugueses, que são extremamente adocicados e açucarados.

Bom, acreditem se quiser, mas eu já vi, pelo menos, umas duzentas receitas diferentes de la buche de noël e, continuo achando que o principal diferencial, além da tradição, fica por conta da forma como o doce se apresenta, com maior destaque para o esmero da decoração. Alguns deles tem até um serrotinho, conforme foto acima,  que fiz esta semana, de uma porção individual na Patisserie Miss Manon em Paris. 
n
foto: acervo pessoal/Miss Manon em Paris

Em Paris encontramos la buche de noel por toda parte, ao dobrar a esquina, nas galerias gourmets, nos outdoors e até no setor de congelados dos supermercados com estrutura de glace. Eles estão disponíveis em várias marcas e opções de sabores, de tanto que o francês ama este doce.

 
foto: acervo pessoal -la buche de supermercado em Paris
Diante da infinidade de receitas que tenho encontrado ao longo dos anos, resolvi elaborar a minha própria receitinha, que já venho executando anos seguidos, em festas natalinas, em festas de páscoa e de aniversários, sempre a pedido de meus filhos, adaptando apenas a decoração. Acho-a especial por ser uma combinação da maciez de la bouche, com a robustez do troco firmado pelos ingredientes que utilizo: biscoitos, mel e nozes, trnsformando-o em textura firme  e deliciosa. 





Foto: Jantar com amigos em Lisboa
Ao lado, apresento o último la buche que fiz recentemente com minha filha, para receber seus amigos em Lisboa. 

JOYEUX NOËL!                  FELIZ NATAL!


Foto: Natal 2013 em Lisboa
Foto: niver Nath 2012
foto: niver da Nath 2013


Um comentário: