sábado, 21 de dezembro de 2013

LADURÉE - Ao visitar Paris se renda à tradição em patisserie!

Foto: acervo pessoal
Os olhos brilham quando falo sobre patisserie... É a minha maior fascinação!

Ao visitar Paris não deixe de conhecer uma das maiores referências em patisserie fundada desde 1862. Tenho alguns livros publicados por esta maison  (no Brasil pela editora SENAC) e já até me arrisquei em executar algumas receitinhas, mas nada se compara com estar naqueles majestosos salões, repletos de tortas e outros doces finos, de fazer salivar qualquer mortal. A fachada já impõe uma certa suntuosidade e, as vitrines então, encantam com suas árvores de macarons dourados!

Foto: Acervo pessoal
No primeiro salão a fila é comprida margeando o balcão, repleta de gente querendo apenas comprar as guloseimas e ir embora. No salão ao lado e, de frente para avenue des Champs Elysées, não há mesas desocupadas, sou orientada a ir para o salão interno ou para o premier etage, com acesso por elevador.  Ao chegar ao último salão interno, tive a impressão de estar num cenário de filme épico. Exatamente, serviu de cenário para o filme Marie-Antoinette. Com paredes de vitrais e decoração marcante, assim é a LADURÉE!

As impressões sobre os doces... Ah são demais! eles são tratados como algo realmente muito, muito especial. Existem caixinhas de todas as espécies, de todos os tamanhos, com forro dourado, em forma de casinhas, de bolos confeitados, enfim, é de tirar o fôlego!

Foto: acervo pessoal
Las buches de noel estão logo no balcão de entrada, de várias cores e sabores, como a lhe convidar para uma mordida.... uma verdadeira obra de arte!
Foto: acervo pessoal
Foto: acervo pessoal







 


Foto: Acervo pessoal
 
Destaque e fama da maison vão para os mais de 30 tipos diferentes de macarons. Pedi alguns itens para saborear: madeleines, financiers, mini croissant, macarons, glaces e café. Lamentei ter feito o petit dejeuner a tão pouco tempo, pois não deu para provar tantas guloseimas, mas estava tudo tão maravilhoso, em apresentação e sabor, que ainda pretendo voltar lá muitas outras vezes. 

Dizem que a primeira impressão é a que fica, a que tive superou  totalmente as minhas expectativas, em sabor e sofisticação.

Outra referência é a patisserie de Pierre Hermé, encontrei uma boutique dentro de uma livraria/cafeteria chamada Publicisdrugstore na avenue des Champs Elysées, com produtos bem originais  e saborosíssimos.
Foto: acervo pessoal

Ah, uma surpresinha que encontrei na Publicisdrugstore também: carimbos da Ladurée para fazer petit biscuits, um verdadeiro mimo!
Foto: acervo pessoal


Se renda à tradição e tire as suas próprias conclusões!

Beijos no coração! 


Um comentário:

  1. Bom demaaais! Vale a pena pedir o sorvete de pétalas com macarrons de chocolate... Muito amor!

    ResponderExcluir