domingo, 5 de janeiro de 2014

Coquilles Saint-Jacques - ao modo di Vera!

Foto: acervo pessoal
Foto: acervo pessoal















Apreciadas como um alimento refinado, as vieiras ou coquilles saint-jacques muito encantam por sua forma de concha. Retratadas em óleo sobre tela exercem seu poder de sedução e, quando utilizadas para identificação de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, simbolizam  simplicidade.   

Cozinhar vieiras não tem mistério.  Por se tratar de frutos do mar, especificamente um tipo de molusco marinho, seu cozimento é muito rápido. 

Para tanto, basta gratiná-las e, pronto, já estarão apresentando carne firme e tenra. Escolhi este prato para elaboração em Lisboa, na despedida do meu filho que se encontrava de férias, por ser prático o preparo.

Vamos aos ingredientes e elaboração:


 06 vieiras higienizadas (adquiri-las com as conchas, caso não consiga, use o apoio de pequenos refratários para serviço individual) reserve;


1/2 xícara de chá de azeite de oliva;
02 dentes de alho picados;
1/2 cebola  picada;
1/2 alho poró cortado em brunoise (cubinhos)
pimenta em pó ou noz-moscada a gosto;
01 pitada de açafrão para dá cor ou páprica picante,
01 colher de chá de salsinha desidratada,
sal a gosto

Misture os ingredientes acima em recipiente e espalhe sobre as vieiras.
Deixe tomar gosto. 
 
Para gratinar:

Com 01 colher de sopa de farinha de trigo e 01 colher de sopa de manteiga prepare a base do molho branco (mexa com um fouet no fogo) e vá acrescentando aos poucos, 01 xícara de chá de leite. Mexa até formar um molho branco e encorpado. Despeje sobre as vieiras e acrescente, por cima de cada uma, um pouco de queijo parmesão  ou emental ralado. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos, em seguida, eleve a temperatura para 220º  por mais 05 minutos para gratinar.

Sirva ainda quente.

É muito fácil agradar quem nos ama!


Coquille no restaurante Le Marché no bairro Marais em Paris, simples e deliciosa!



Um comentário: