terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Torta Gelada de Cappuccino, Avelã e Nozes - Opção para quem gosta de sabores marcantes como o do creme de avelã e das nozes!



Gastronomia diVera
Olá! Esta torta gelada de cappuccino, nozes e creme de avelã foi criada para o niver da Karlinha, mas, também, é uma ótima opção para as confratenizações de fim de ano, principalmente para aquelas pessoas que apreciam sabores marcantes como o do creme de avelã  e das nozes e não gostam de sabores cítricos.





 INGREDIENTES PARA GENOISE DE CAFÉ
Gastronomia diVera
 06 ovos grandes
200g de açúcar refinado
120ml de óleo de milho ou de girassol (Liza não deixa gosto)
120ml de leite
50g de café solúvel
180g de farinha de trigo
02 colheres de sobremesa de fermento em pó
 
PREPARO: Bata os ovos inteiros com o açúcar por 06 minutos (ele dobrará de volume). Em seguida, acrescente o óleo e o leite e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e misture com o fouet, a farinha de trigo peneirada, o café e o fermento. Em uma forma de fundo falso de 25cm de diamentro por 06 a 08cm de altura, coloque papel manteiga no aro do fundo e despeje a massa (não precisa untar nem enfarinhar a forma). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos (aperte o centro da genoise com o dedo para sentir a textura, nunca fure com faca ou palito, pois se não tiver firme, baixará). Retire a genoise do forno e da forma, retire o papel manteiga e corte em três camadas iguais. Reserve.
Enquanto a genoise estiver no forno, prepare o recheio e a calda conforme abaixo:

RECHEIO DE CAPPUCCINO
1 1\2 lata de leite condensado
15g de farinha de trigo
30g de cappuccino em pó  
15g de manteiga sem sal
01 lata de creme de leite com o soro (ajuda na maciez)
100g de nozes picadas

PREPARO: Misture os três primeiros ingredientes até obter uma mistura homogênea, depois acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até obter um creme em ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e  reserve.

CALDA PARA REGAR A GENOISE:
500ml de água
150g de açúcar refinado ou cristal
01maçã cortada em 04 partes com casca  (sem sementes e talo)
01 colher de sopa de conhaque à base de gengibre
PREPARO: Cozinhe por 10 minutos os três primeiros ingrendientes (sem a bebida). Em seguida, retire os pedaços de maçã e acrescente o conhaque e reserve.
INGREDIENTES E PREPARO DOS BOMBONS DE MOLDE:
400g de chocolate meio amargo em barra (picados) para forrar os bombons
250g creme de avelã (nutella) para o recheio
200g de flocos de milho tipo sucrilho para o recheio
Forma/molde para bombons

Derreta o chocolate  em banho-maria à temperatura de no máximo 42ºC e mexa-o para baixar para 28ºC, preencha as formas e, em seguida, esvazie-as, para que se forme apenas as casquinhas, coloque no freezer por 05 minutos para dá um choque térmico, em seguida recheie os bombons com a mistura de creme de avelã e dos flocos de milho (quebrados), cubra novamente com o chocolate derretido e, leve novamente ao freezer por mais 05 minutos. Desenforme cerca de 30 bombons e reserve.

MONTAGEM DA TORTA: Coloque a primeira camada da genoise no fundo da mesma forma que foi usada para assá-la, adicione algumas colheradas da calda de maçã (em torno de 10) para umidecer e espalhe o recheio de cappuccino, coloque  a segunda camada de genoise encima do recheio da primeira e repita o procedimento com o recheio, sendo que, agora, distribua as nozes encima do recheio. Coloque a terceira camada de genoise, regue com a calda e espalhe o restante do recheio. Retire a torta de dentro do aro da forma e, em seguida, acrescente os bombons de molde nas laterais da torta e amarre a fitinha para melhor fixá-los. Decorre a torta por cima com nozes inteiras e aos pedaços pintadas com pó dourado.


DICAS: Esta torta gelada serve até 25 pessoas.
Conserve-a na geladeira pelo menos umas 03 horas antes de servir para que a torta firme bem.

Boas Festas!

2 comentários:

  1. Esse aí não sobrou nem pra mim... Mas ouvi rumores de que estava divino!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá dessa e de muitas outras, é só pedir! Bjo no coração!

      Excluir