quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Biscoitos de Especiarias - Ótima opção para finalizar receitas doces!

A pedidos e com certa urgência em decorrência dos eventos natalinos, irei postar esta massa básica para elaboração de biscoitos que auxiliam muito na hora da finalização de iguarias doces, ou apenas para saboreá-los com geléias, sorvetes ou uma xícara de chá, voce irá encontrar a ocasião ideal para encaixá-lo.


INGREDIENTES MASSA BÁSICA:

200g manteiga ou margarina
780g farinha de trigo sem fermento
01 xícara de chá de açúcar mascavo
50 ml de creme de leite
01 ovo
01 colher de chá de bicarbonato
1/2 xícara de chá  acúcar refinado
1/2 xícara de chá de glucose  ou mel de milho



MODO DE PREPARO:
1) Bater a margarina com os açúcares até ficar bem cremosa;
2) Acrescentar a glucose, o creme de leite, o ovo e bater mais um pouco;
3) Junte as especiarias, o bicarbonato e, por último, acrescente a farinha aos poucos, agora mexendo com as mãos sobre uma mesa limpa, até a massa ficar homogênea. 

SABORIZAÇÕES:

Foto: Gastronomia di Vera
Divida a massa em duas partes e ajunte à primeira mistura, uma porção de 100g de especiarias (nozes, amendoim, amendoas, uvas passas, gengibre em pó) selecione o que for do seu desejo, sem muitas variações, para não confundir os sabores. Envolva a massa em filme plástico e reserve na geladeira para descansar até 30 minutos.

Na segunda porção de massa, acrescente o chocolate em pó ou o gengibre em pó, envolva em filme plástico e reserve na geladeria para descansar até 30 minutos.

Em seguida, abra a massa com um rolo em espessura bem fina, (menos de meio centímetro), o suficiente para comportar as especiarias picadas. Corte a massa com cortadores de sua preferência, no caso eu usei os de motivos natalinos.

 Asse-os em forno pré-aquecido à temperatura de 160graus por 15 minutos e observe se estão sequinhos e,só então, apague o forno.

Dê um destino aos biscoitos depois de prontos. Eu decorei o Naked Cake Karla com detalhes em fondant e pó dourado (podem ser pintados bem coloridos com canetinhas decorativas), os em forma de pássaros servi com sorvete de creme e geléia de cupuaçu, aproveite para presentear os amigos no natal, na páscoa ou em eventos especiais. Ótima opção para lembrancinhas de recém-nascidos. Vai da criatividade de cada um, sempre ficarão uma graça!

Biscoitos com especiarias Gastronomia di Vera

Biscoitos de chocolate personalizados

Dicas: 
  •  Até serem feitos os biscoitos, a massa pode permanecer na geladeira por 05 dias;
  •  
  •  Caso queira personalizar os biscoitinhos, utilize matriz com as letrinhas e monte o nome que queira gravar na massa, após assados eles ficarão lindos;
  •  Após os biscoitos serem assados, guarde-os em latas  ou potes hermeticamente tampados para conservar a crocância.


Matriz para personalizar massas  de biscoitos e outros



Biscoitos de chocolate di Vera



OBS: Adquiri esta matriz para personalizar em viagem fora do país  por E5.30, mas fica aí a dica com o site do fabricante alemão:

http://www.staedter.de;

Espero que seus biscoitos fiquem bem bonitos.
Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário