sábado, 1 de fevereiro de 2014

Finger Food- Camarão no tamarindo ao modo diVera



Foto: niver da Nath 2013


Finger Food chegou mesmo para ficar! É uma ótima opção de serviço que se adequa a várias ocasiões, distintos horários e nos facilita a vida. Muitos perguntam se finger food é igual a canapé, sim, são semelhantes, porém engloba mais, vai mais além, permite uma variedade de opções, desde comidas frias, saladas, canapés, sanduíches, até pratos quentes, caldinhos, risotos e gratinados. 

Todas as receitas de pratos que voce serve em porções grandes, também pode adaptá-las para servir em forma de finger food = comidinha para comer com os dedos! Basta montar uma estação de apoio, vá repondo e, pronto, dispensa todo o aparato de pratos, talheres e serviços. É uma opção descontraída que deixa as pessoas mais a vontade, além de ser mais econômica.

São muitas as ofertas de utensílios de copinhos, cocotes, colheres etc, muito chamosas, variam desde porcelanas, louças, vidros, até descartáveis (plástico, papel palito). Um verdadeiro chame e bom gosto! Vamos ao que interessa:

Foto: acervo pessoal
RECEITA:

Ingredientes para o camarão salteado
500g de camarões médios sem cabeça
02 colheres de sopa de azeite
02 dentes de alho amassados
Pimenta preta moída na hora
Noz-moscada ralada na hora
sal a gosto

Ingredientes para o molho de tamarindo
250 g da fruta tamarindo
01 copo americano de água
02 dentes de alho amassados
02 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de farinha de trigo
01 colher de sopa de creme de cebola
01 copo de leite de vaca
01 colher de sobremesa de açúcar
sal a gosto 

Modo de Preparo:

Descasque os tamarindos e cozinhe com água por 15 minutos ou até soltar do caroço, passe por uma peneira, retire o purê e reserve.
Refogue o alho na manteiga numa frigideira funda. Prepare a base do molho ou roux (mexendo com fouet a farinha de trigo e a manteiga em proporções iguais). Em seguida, dissolva o creme de cebola no leite e acrescente ao alho refogado, mexendo sempre e junte ao roux. Acrescente o purê de tamarindo, o açúcar e o sal, mexa até encontrar a consistência desejada, algo um pouco mais encorpado que a consistência de molho.

Em seguida pegue os camarões já limpos, sem cabeças, retirados a casca (deixe apenas o rabo) e feito um corte chamado "borboleta" para retirar as vísceras que é um fio preto que desce da cabeça ao rabo pelas costas. Lave-os em água corrente com limão rapidamente. 

Na frigideira aqueça o azeite e acrescente o alho e os camarões em pequenas porções para não soltar muita água. Salpique sal, pimenta moída e nos-moscada ralada na hora. Deixe que a carne do camarão mude de cor e sele, vire o camarão, para selar do outro lado. Arrume numa vasilha individual por sobre o creme de tamarindo, decore com pimenta rosa e sirva.


Dica: 
Elaborei este prato pela primeira vez num almoço de sábado, apenas pelo prazer de relembrar os sabores da  infância, queria sentir o azedo do tamarindo e, gostei tanto, que resolvi elaborá-lo novamente como entrada em forma de finger food no niver da minha filha.

Agora, falta você elaborar, mãos e dedos a obra!


Onde comprar utensílios para finger food:

http://jdecor.com.br/produtos/categorias/finger-foods?gclid=CL-c_4Luq7wCFZDm7AodiXoAQQ
http://www.youtube.com/watch?v=MVncF07pAqA

Um comentário: