terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Financiers - Bolinhos de amêndoas em forma de barra de ouro!



Foto: produção pessoal
Foto: produção pessoal

Sabe-se que os financiers é uma criação de uma pâtisserie parisiense próxima ao centro financeiro da capital francesa, com a intenção de servir os executivos da área de finanças que frequentavam o local. Os financiers devem ser assados em pequenas forminhas baixas e retangulares que lembram barrinhas de ouro! 

 Os ingredientes são:

  •  200g de farinha de trigo peneirada;  
  •  200g de açúcar de confeiteiro; 
  • 100g de farinha de amêndoas; 
  • 150g de manteiga clarificada*; 
  • 4 clara de ovos;  
  • sal q.b.(quanto baste)  amêndoas para decorar.
 

Modo de Preparo:  

Misture as farinhas de trigo e de amêndoas, o açúcar e o sal. Enquanto a manteiga derrete em fogo baixo. Adicione as claras nos ingredientes secos. aos poucos vá incorporando a manteiga derretida até a massa ficar homogênea. Distribua a massa em pequenas formas retangulares previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Forno elétrico pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Mais 05 minutos a 160 graus.
 


 De sabor inigualável, marcado pela manteiga clarificada até atingir o sabor de amêndoas e, pela própria farinha de amêndoas que é utilizada na massa, os financiers têm presença cativa no final de tarde acompanhados de uma boa xícara de café. Garanto que você não comerá um só.

Aceita mais alguns?


* Clarificação: processo de remoção de impurezas sólidas de um líquido (como manteiga ou fundo). Manteiga clarificada = foram removidos os sólidos do leite e a água, deixando apenas gordura de manteiga pura. (fonte: Chef Profissional Instituto Americano de Culinária).

2 comentários:

  1. Huuummm boa ideia! Vou tentar fazer aqui : )

    ResponderExcluir
  2. Estou me preparando para fazê-los neste exato momento... Vamos ver como vai ficar!!!

    ResponderExcluir