quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CRONUTS - Em busca desse raro doce...

 CRONUTS - mistura da crocância da massa folheada do "croissant" com a maciez do "donuts", resultante da inspiração do Chef francês Dominique Ansel que mora em Nova Iorque. O doce é tão procurado que a fila é imensa para aqueles que se aventuram em busca de provar o novo sabor e, detalhe, a compra é limitada em apenas duas unidades por pessoa.


Bem, essa notícia já foi dada desde o início do ano passado e, considerando que estamos na era da globalização, que tudo que é lançado num lugar, logo se propaga com rapidez tamanha por todos os lugares mais badalados do universo, pensei... irei encontrar esse doce em Paris no final do ano. Procurei bastante por todos as confeitarias de lá e... em vão! O doce híbrido, de Pai francês, não estava lá! 

Na Cidade Luz, o croissant continuava reinando sozinho triunfante! senti-me um tanto desapontada, esperava conhecer de perto esse novo experimento. Já tinha até esquecido essa história e rumado para Barcelona... quando havia desistido de procurá-lo, o encontrei! Sim, era ele que estava lá na virtine da "El Moli Vell" nas imediações da Sagrada Família, todo majestoso, anuciado em catalão.


Eu, Renan e Nath, mais do que depressa entramos para curtir esse doce tão desejado.


Impressões? as melhores possíveis. Acredito que não seja a mesma coisa de uma unidade elaborada pelo Chef Dominique Ansel, mas deu para sentir que a proposta é realmente muito válida, afinal, unir dois produtos tops de Paris e de Nova Iorque, é para fazer história na alta confeitaria. De toda forma, ouvi rumores de críticos do ramo que é possível que o cronuts não caia no gosto do francês por ser muito doce, que o exagero de açúcar em doce é coisa de americano (e de português também! rsrs). 

Isto só o tempo dirá! Enquanto os franceses se decidem em adotar o novo doce, em Barcelona ele já trilha o caminho do sucesso, então concluí que tem espaço para todos, dentro ou fora de sua pátria.

Provei e quero repetir esse sabor em Nova Ioque, na China e no Japão!

Enquanto ele não fica popular vamos em busca desse raro doce por aí!

http://www.molivell.com/panes-artesanales/es
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/cronut-misto-de-croissaint-e-donut-faz-sucesso-nos-eua.html

http://dominiqueansel.com/cronut-101/

Um comentário: