terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sopa de Cebola - Ótima opção para os dias de chuva!

Foto: Acervo Pessoal
Este prato me atrai muito por ser modesto nos seus componentes, mas exagerado em seus resultados: o aroma que deixa no ar, o sabor marcante que oferece, a espessura suave que apresenta, tudo isso na temperatura exata para matar a fome.

Digna de uma refeição reparadora, la soupe a l'oignons, muito popular na França no passado, como "comida dos pobres", hoje compõe os cardápios de restaurantes tradicionais, me aguça os sentidos antes de tomá-la, a cada colherada, vem uma  deliciosa sensação de saciedade!

É uma refeição frugal reservada para depois das 18h, melhor dizendo, para quando o estômago pedir aquela refeição leve porém consistente. Indicada para os dias frios ou final de balada, pois aquece não somente o corpo mas, também, a alma.

Ao tomá-la, que não lhe reste dúvida sobre "estar ou não estar" satisfeito.

Comidinhas de rua em MontMartre no Natal - Paris
Vamos a Receitinha:

4 cebolas médias cortadas em rodelas finas; 
1 colher (sopa) de farinha de trigo; 
500 ml de caldo de frango (em cubinho); 
2 colheres de (sopa) de manteiga; 
1 colher de (sopa) de vinho tinto amadeirado ou conhaque; 
Sal e pimenta-do-reino gosto;
Noz-moscada a gosto;
2 fatias de pão fresco; 
1 colher de sopa de azeite para regar sobre os pães;
150g de queijo gruyère ou emental (ralado grosso).

Modo de Preparo: 
Em uma frigideira, aqueça a manteiga, acrescente as cebolas e deixe dourar em fogo baixo até ficar castanha. Acrescente a farinha peneirada, misture tudo e deixe por mais 1 minuto. Reserve.
Para o preparo do caldo, ferva a água e adicione o cubinho de caldo de frango ou legumes, a noz-moscada, a pimenta e corrija o sal. Acrescente as cebolas e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, quando estiver com mais ou menos 10 minutos, adicione a colher de vinho tinto.

Leve as fatias de pão ao forno para aquecer com azeite. Quando a sopa estiver pronta, distribua em refratários individuais, cubra com uma fatia de pão e salpique com bastante queijo. Está pronta para servir bem quente. Caso o comensal possa esperar mais um pouco, leve ao forno para gratinar por 05 minutos.
Foto: Acervo Pessoal

Depois de refestelar-se, durma e tenha ótimos sonhos!
Dica: Dizem que a melhor sopa de cebolas de Paris é a do restaurante Au Pied de Cochon restaurante bastante conhecido próximo ao Forum de Halles. (antigo mercado e, atualmente, um enorme shopping center que se encontra em obras).
Os franceses prefeririam morrer, ao ver uma receitinha francesa com cubinhos de caldos industrializados (de legumes, frangos etc.), todo fundo/caldo usado na cozinha francesa é resultante de horas de cozimento de ingredientes naturais: carne, peixe, ou legumes. Quem tiver caldo natural deve usá-lo. Mas fica aí a dica diante dos novos tempos, em que "o tempo é ouro".



Foto:Comidinhas de rua em MontMartre no Natal - Paris

Foto: Comidinhas de rua em MontMartre no Natal - Paris




3 comentários:

  1. Vera, adoro sopa de cebola ! Seu relato é tão prazeiroso de se ler que posso sentir o aroma desta sopa ! Farei qualquer noite dessas ! Bjs, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana, eu também sinto até o cheirinho dela quando penso no prazer de elaborá-la SÓ PRA COMER COM GOSTO!
      Abraço!

      Excluir
  2. Preciso testar essa receita! A sopa de cebola francesa é sensacional e combina muito com o friozinho que está fazendo aqui.

    ResponderExcluir