sábado, 18 de janeiro de 2014

Bucatini com Escalopinho e Molho Gorgonzola - Se vire nos trinta!

 

Este prato é muito prático e fácil de fazer, elaboro-o quando estou com tempo reduzido para dedicar ao preparo da refeição, muito embora a ocasião requeira algo especial. Ou seja, "me viro nos trinta". Utilizo a pasta Bucatini nº 9 da Barilla. Este espagueti tem um formato típico da Itália central, da região ao redor de Roma, lá eles preparam-na com abobrinha ou berinjela. Parece um canudinho, pois tem um furo no centro, por isso é mais grossa que os demais espaguetes. Desta forma, apresenta uma textura que acentua o sabor do molho, que adentra muito bem à massa. A última vez que preparei esta receita foi para os meus sobrinhos: Felipe e sua namorada Caterine, Lucas e Luísa, no início deste mês estavam todos aqui em casa. Antes de pegar a estrada, se deliciaram com esta pasta.

Vamos aos ingredientes e receita:

PASTA:
500g de macarrão bucatini nº 9
01 litro de água 
01 colher de sopa de sal grosso
Coloque a água para ferver em uma panela larga, quando ferver acrescente o sal grosso, a fervura irá baixar, então acrescente o macarrão (sem quebrá-lo rsrsrs), enquanto isso prepare o escalopinho, Quando o macarrão estiver cozido, porém firme (mais ou menos 8 minutos de cozimento). Desligue o fogo e reserve.

 ESCALOPINHO
500g de filé mignon em escalopinho
02 colheres de sopa de azeite de oliva
noz-moscada moída na hora
pimenta preta moída na hora
sal a gosto
cebola picada
Adicione o azeite numa frigideira grande para aquecer. Tempere o escalopinho com noz-moscada, pimenta e sal (somente na hora)  jogue na frigifeira para selar. Não fique mexendo para não soltar o sulco e perder a maciez, apenas vire uma ou duas vezes, acrescente a cebola para perder a acidez. Desligue e reserve.

MOLHO
02 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de farinha de trigo
02 copos de leite de vaca
150g de queijo gorgonzola (esfarelado)
200g de queijo parmesão (para ralar na hora)

Numa panela pequena mexa a manteira e a farinha de trigo com o fouet até desmanchar e ficar uma massa uniforme, acrescente o leite aos poucos, mexa e acrescente o leite novamente, de forma que incorpore toda a porção. Acrescente o queijo gorgonzola e continue mexendo com o fouet. Em seguida, junte o molho  ao escalopinho, escorra o macarrão e junte ao molho, misture tudo e jogue o queijo parmesão por cima e sirva em seguida!

Você não vai gastar todos os 30 minutos para elaborar esta receita, ainda vai sobrar um tempinho para curtir com os demais comensais e aí, é só comer com gosto!


Dica: Ao comprar o filé procuro aproveitá-lo ao máximo. Após a retirada das peles que recobre-o, faço os cortes dos tornedores e dos medalhões da parte mais grossa. As abas e aparas do filé, transformo em escalopes bem pequeninos, para utilizar em molhos ou strogonofe. Guarde estas porções no freezer, já cortadas e limpas, facilita o uso depois.

Outra dica é preparar praticamente o mesmo prato,  ou seja use o  mesmo molho, porém  variando o tipo de massa, e usando a carne do sol desfiada, neste caso ele passará a se chamar "Cabra da Peste", afinal remete a nossa nordestinidade! Abaixo os dois pratos elaborados.

Bucatini com Escalopinho e Gorgonzola
"Cabra da Peste" feito com carne  do sol

3 comentários:

  1. Meu Deus! Desse tacho aí, não sobrou nada pra mim?! Ow saudade de um filezinho... Essa receita aí é sensacional!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando voce estiver por aqui, irei repetir esse prato muuuiiitas vezes, voce merece! Ah, essa receitinha serve muito bem até cinco pessoas. Bjos no coração Nath!

    ResponderExcluir
  3. Já me inspirei nessa receita pra fazer um gnocchi com escalopinho ao molho de gorgonzola. Não resisti.. Ficou delicioso!

    ResponderExcluir