segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Le Mont Blanc - Sabores especiais onde o menos é mais!


Mont Blanc na Casa  de Chá Angelina

O Mont Blanc tem origem na França e Itália, porém é um doce muito popular em outros países a exemplo da China, Japão e Hungria. Elaborado com creme chantilly e coberto com creme de marron (aquelas castanhas assadas no meio da rua, muito comuns na Europa, também chamada de castanha portuguesa), seu nome e origem, deu-se em homenagem ao pico mais alto dos alpes europeus ocidentais com 4.808 metros, a montanha Mont Blanc, que fica na região fronteiriça entre 3 países: França, Itália e Suiça, destino muito procurado para a prática do alpinismo.

A castanha marron ou portuguesa é usada para fazer outro doce refinado chamado de marron-glacê, tambêm denominado de castanha glaçada, ou seja, castanha cozida e mergulhada em calda de açúcar. O seu sabor lembra muito o doce de batata-doce do Brasil. Aprecio pequenas porções.

Mont Blanc da Confeitaria Miss Manon
Já havia degustado o Mont Blanc em outras patisseries, porém o doce era sempre  servido coberto com pouco creme de marron, algo semelhante a uma  porção de um bombom.


Aceitei a indicação de um amigo parisiense, o Michelle, para degustar um genuíno Mont Blanc na Casa de Chá Angelina onde este doce é carro-chefe, e que ficava logo ali  na rue de Rivoli, em frente ao Jardim das Tulherias (continuação da rue Saint Antoine aonde eu estava hospedada).

Lá, o Mont Blanc é totalmente recoberto com bastante fios de creme de castanha que lhe confere um visual diferente. Das duas opções que provei (o Michelle que me compreenda: o menos é mais!), gostei da primeira opção da Confeitaria Miss Manon, que vem com pouca cobertura de marron e deixa um gostinho de quero mais. Na segunda opção,  chega a tornar-se enjoativo.

De toda sorte, vale muito a pena conhecer a Casa de Chá Angelina, pela tradição, charme e melhor chocolate quente de Paris, além de oferecer inúmeras opções de outros doces convidativos.



Casa de Chá Angelina
Casa de Chá Angelina




















Em visita a Paris não deixe de provar e comparar as opções de Mont Blanc existentes nas confeitarias da cidade, todas bastante apreciadas, somente a Angelina vende cerca de 400 Mont Blancs por dia!

Fica aqui algumas dicas da alta confeitaria em Paris:

 http://angelina-paris.fr/#/home/
http://www.jeanpaulhevin.com/en/
http://www.laduree.com/fr_fr/
http://www.godivachocolates.eu/en/godiva-chocolatier-since-1926
http://www.fauchon.com/fr/chocolat-et-confiserie.html
http://www.lapatisseriedesreves.com/



2 comentários:

  1. Vale muito a pena conhecer a Angelina. O local é lindo! Em relação ao mont blanc... bom, só digo que, da próxima vez, vou pedir outra coisa.. haha

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que voce não gostou, achou ultra mega doce, acabei comendo os dois...kkk

    ResponderExcluir