segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sobremesa: Sorvete com Geléia de Cupuaçu e Baba de Moça!




Elaborei esta sobremesa como sugestão para os casais apaixonados saborearem em comemoração ao dia dos namorados. Pensei em algo que tivesse aquele sabor... o gostinho de quero mais! Pois é, me lembrei dos sorvetes de frutas tropicais que sempre apreciei desde criança: de cajá, de jaca, de  murici, de bacuri, entre outras frutas que, quando vem à memória gustativa, sempre arrancam um suspiro: hummmm! Então, fui ao mercado e encontrei o cupuaçu, de sabor exótico e forte, marcante mesmo!


Preparei a geléia com a polpa da fruta (corte da  polpa "tesourada" é assim que é conhecida no mercado), como segue:
250 g de polpa de cupuaçu;
250 g de açúcar cristal;
20 g de glucose;
100 ml de água;
01 colher de café de ácido tartárico;
01 colher de sopa de óleo de soja.

Faça um pré-aquecimento da polpa da fruta com a água, por 5 minutos para proporcionar a concentração dos açúcares da fruta. Em seguida, adiciona-se a glucose, o açúcar e o óleo. Deixe-a cozinhar por uns 20 a 25 minutos, mexendo sempre. Acrescente, nos últimos 05 minutos, o ácido tartárico que tem a função de atuar na formação do gel. Conserve a geleia na geladeira.

Prepare a baba de moça com: 01 gema de ovo, 01 colher de sopa de coco ralado (natural) com um pouco de leite de vaca e 02 colheres de sopa de açúcar. Cozinhe em banho-maria até encorpar.

Para a montagem da sobremesa: Coloque no fundo da taça a baba de moça ainda quente, adicione duas bolas de sorvetes: uma de cupuaçu e outra de coco (adquiridas em gelaterias que trabalhem com frutas naturais), cubra as bolas de sorvetes com bastante geléia de cupuaçu caseira e finalize com castanhas do pará moídas. Sirva em seguida!

O Contraste do azedo da fruta com o doce da baba de moça, bem assim como, o choque do quente da baba de moça com o frio do sorvete, mais a crocância da castanha, irão arrancar muitos suspiros: hummmm!hummmm! hummmm!

Fica aí  a dica para todos os dias especiais e inesquecíveis porque o amor é lindo!!!

2 comentários: