domingo, 20 de outubro de 2013

Pernil de Cordeiro com Cardamono!

Foto: acervo pessoal
O contato com outras culturas sempre foi atrativo para uma turismóloga. Me lanço na aventura do novo e vou, sem medo de ser feliz. No Oriente Médio, conhecer a Jordânia foi um momento muito especial para mim! Dentre outros aspectos culturais, a culinária deles me chamou bastante atenção. A apreciação da carne de cordeiro,  do pão, do café, das frutas secas e especiarias, presença marcante nas refeições. Quero destacar a experiência de saborear no jantar junto aos beduínos no meio do deserto, carne de cordeiro com cardamono, cujo método de cocção era realizado num buraco feito no chão, deixando a carne (após marinada nas ervas) por 24h assando bem devagar. Até hoje sinto o perfume do cardamono no ar! Lá os árabes usam esta especiaria para tudo, adicionam o pó ao café (como digestivo), além de realçarem o sabor dos pratos salgados, empregam-na, também, em forma de sementes nos doces e geléias. É uma loucura de bom.
Após retornar da viagem e, na tentativa de não perder  a memória gustativa daquele paladar que muito me agradou, me arrisquei na preparação de duas iguarias com o cardamono. A primeira foi uma Geléia de Tâmara  que presentiei os amigos no Natal e, a segunda foi o Cordeiro com Cardamono feito no forno. Como segue:

INGREDIENTES:
Foto: acervo pessoal
1,5kg de pernil de cordeiro
300g  de grãos de bico
02 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 xícara de vinho tinto (amadeirado)
02 dentes de alho esmagados

01 colher de sopa de cardamono em pó
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora
azeite

1º coloque o grão de bico de molho de um dia para o outro. Depois escorra a água e coloque-os na pressão com água por uns 20 minutos e reserve.

2º Tempere o pernil com todo os temperos secos e o azeite, com antecedência de uma noite e deixe marinando na geladeira. No dia seguinte, coloque o pernil por uns 60 minutos no forno médio regado com azeite e coberto com papel alumínio. Ao abrir, fati o pernil, junte o grão de bico, a cebola e regue com o vinho tinto e deixe assar por mais uns 40 min sem o papel alumínio, apenas vire a carne uma vez. (Nesta momento pode adicionar, ainda, tomates e pimentões vermelhos cortados em rodelas). A carne vai ficar macia, suculenta e dourada.  Eis o resultado do prato elaborado, com um leve perfume de cardamono no ar!

Beijos!
Cordeiro com grão de bico, humus e farofa,

Pão sírio com humus de grão de bico para acompanhar. 



2 comentários: