domingo, 5 de outubro de 2014

Pudim de Pistache - O xodó de Gastronomia di Vera!

Muito me agrada a combinação de pistache com qualquer outro sabor, seja doce ou salgado! Para mim funciona como "amor a primeira vista", não tem como resistir e não chegar perto e conferir!

As sementes de pistache são de origem asiática, bastante apreciadas pelo alto valor nutritivo porém, como toda oleaginosa, apresenta baixo índice glicêmico. Combina muito bem com pratos ricos em carboidratos. Quando estive no Oriente Médio, em Dubai, degustei o pistache com cordeiro e outros pratos salgados, achei fantástico o sabor. Provei também os doces árabes que são maravilhosos com pistache, tâmaras, marshmallow, pétalas de rosas e muitas especiarias.

Doces em Dubai

Esta fruta tem ainda como principais nutrientes os ácidos graxos polissaturados e os elementos antioxidantes a exemplo do betacaroteno que ajuda a reduzir o colesterol total ruim.

Segue a receitinha de pudim de pistache que tenho feito ultimamente, quando quero algo mais rápido,  não muito elaborado, mas que deixe seu registro em minha memória gustativa.

Executem a receita e depois me contem.


Ingredientes:
395g  ou 01 caixa de leite condensado;
395 ml de leite de vaca;
150ml de água; 
04 colheres de sopa de farinha de pistache;
04 colheres de açúcar refinado;
02 ovos;
02 gemas;
01 colher de sopa de pasta saborizante de pistache;
amêndoas de pistache q.b. para finalizar.

Modo de fazer:

Prepare o caramelo levando o açúcar para cocção a seco. Quando o açucar estiver derretido e em ponto de caramelo, adicione a água fervendo aos poucos, até que se forme uma calda. Reserve.

Misture todos os outros ingredientes, a exceção das amêndoas de pistache e bata no liquidificador. Caramelize as formas individuais e disponha a mistura batida no liquidificador. Em seguida, leve ao forno em banho-maria por 30 minutos a 180ºC. Retire-os e deixe esfriar na geladeira.

Quando for servir regue com mais um pouco de calda e finalize com as  amêndoas de pistache.

Beijinhos no coração!












Nenhum comentário:

Postar um comentário