quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Garam Massala - Torrar e pilar, certeza de extrair os melhores aromas, sabores e essências!



Garam Massala - tempero indiano
Pilando o Garam Massala






 "Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Quem assegurava a pureza da peneira e do pilão? Como podia eu deixar essa tarefa, tão íntima, ficar em mão anônima? (...) sujeitar-se a um cozinhador de quem nem o rosto se conhece. - Cozinhar não é serviço, meu neto, disse ela - Cozinhar é um modo de amar os outros."
 
O Fio das Missangas - Mia Couto. Prêmio Camões 2013


 
Torrando o Garan Massala - extraíndo os aromas, óleos, sabores e essências.
 Dizem que na Índia cada família tem o seu garam massala, seu próprio tempero ao seu gosto. Entretanto o modo de preparo se conserva, juntam-se ingredientes que geralmente são especiarias que tendem para o picante e sabores muitos fortes.

Abaixo segue uma receitinha de garam massala para os apreciadores da comida indiana, elaborada pelo Chef Élcio Nagano, com todo o seu conhecimento asiático e que, gentilmente, concedeu este post.

INGREDIENTES:
100g de semente de coentro
30g de semente de cominho
30g de pimenta-do-reino em grãos
15g de gengibre  fresco
7g de cardamomo
7g de cravo
5g de canela em pó
5g de folha de louro

PREPARO
- Leve os ingredientes para tostar ou torrar, exceto o gengibre e a canela.
- Deixe esfriar.
- Pilar no pilão de pedra, juntando o gengibre e a canela, até virar um pó.
- Peneire e guarde em recipiente tampado. 

Dicas: Use-o para preparos de molhos a exemplo do mango chutney, carnes, frangos e camarões. Voces irão adorar assim como eu.

Obrigada teacher por compartilhar conosco tanto conhecimento! 
(homenagem especial ao dia do professor, principalmente aqueles que se dedicam com tanto amor ao que faz).

Abraço no coração!







sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Mercado Árabe - Existe lugar melhor para se negociar?

Dizem que os árabes são os melhores negociadores do mundo... Pude constatar em Jerusalém ao adentrar as muralhas da cidade antiga, realmente eles gostam de negociar. Não chegue dando oferta (isto por lá é uma ofensa) nem com a carteira na mão e o dinheiro à mostra... Deixe que eles apresentem os cashemirs, as peças de ouro, as amêndoas, as tâmaras e especiarias... valorizem seus produtos... Em um determinado momento, eles irão perguntar: quanto deseja pagar? Então nesta hora, voce oferece 5 vezes  menos ao preço inicial informado por eles.

Isso mesmo, pelo menos 5 vezes menos. O que para mim parecia uma eternidade, para eles era uma  instigante brincadeira de manobras para lhe fazer comprar seus produtos.

Sou curiosa e gosto de olhar tudo. Observei a forma como eles conversam entre si, são calorosos, às vezes passam a impressão de que estão brigando. É assim mesmo, não se intimide, pergunte e ofereça preços bem abaixo do solicitado, é realmente o que vale!

 Vale apena enveredar-se pelas ruelas e procurar doces, amêndoas e especiarias, eles estão por todos os lugares.
Acervp pessoal: Mercado de Jerusalém doces e amêndoas e tâmaras secas
Acervo pessoal: Mercado de Jerusalém pães em forma de zig-zag

Acervo pessoal: Mercado de Jerusalém pães doces

 Acervo pessoal: Mercado de Jerusalém. As romãs estão por toda parte, podemos tomar suco extraído na hora, exatamente com se faz com as laranjas, se extrai o suco da romã com casca e tudo.

domingo, 5 de outubro de 2014

Pudim de Pistache - O xodó de Gastronomia di Vera!

Muito me agrada a combinação de pistache com qualquer outro sabor, seja doce ou salgado! Para mim funciona como "amor a primeira vista", não tem como resistir e não chegar perto e conferir!

As sementes de pistache são de origem asiática, bastante apreciadas pelo alto valor nutritivo porém, como toda oleaginosa, apresenta baixo índice glicêmico. Combina muito bem com pratos ricos em carboidratos. Quando estive no Oriente Médio, em Dubai, degustei o pistache com cordeiro e outros pratos salgados, achei fantástico o sabor. Provei também os doces árabes que são maravilhosos com pistache, tâmaras, marshmallow, pétalas de rosas e muitas especiarias.

Doces em Dubai

Esta fruta tem ainda como principais nutrientes os ácidos graxos polissaturados e os elementos antioxidantes a exemplo do betacaroteno que ajuda a reduzir o colesterol total ruim.

Segue a receitinha de pudim de pistache que tenho feito ultimamente, quando quero algo mais rápido,  não muito elaborado, mas que deixe seu registro em minha memória gustativa.

Executem a receita e depois me contem.


Ingredientes:
395g  ou 01 caixa de leite condensado;
395 ml de leite de vaca;
150ml de água; 
04 colheres de sopa de farinha de pistache;
04 colheres de açúcar refinado;
02 ovos;
02 gemas;
01 colher de sopa de pasta saborizante de pistache;
amêndoas de pistache q.b. para finalizar.

Modo de fazer:

Prepare o caramelo levando o açúcar para cocção a seco. Quando o açucar estiver derretido e em ponto de caramelo, adicione a água fervendo aos poucos, até que se forme uma calda. Reserve.

Misture todos os outros ingredientes, a exceção das amêndoas de pistache e bata no liquidificador. Caramelize as formas individuais e disponha a mistura batida no liquidificador. Em seguida, leve ao forno em banho-maria por 30 minutos a 180ºC. Retire-os e deixe esfriar na geladeira.

Quando for servir regue com mais um pouco de calda e finalize com as  amêndoas de pistache.

Beijinhos no coração!