sábado, 12 de abril de 2014

St. Josep La Boqueria - Paixão por Mercados!



Os mercados tem dinâmica própria, falam muito sobre os hábitos e costumes do lugar. Lá tem cores, cheiros, pessoas em movimento. É permitido pegar, apalpar, sentir a textura. Os odores se misturam, os cheiros das especiarias se destacam, brilhos ofuscam, falas se exaltam, tudo é estímulo para vidas que seguem em ritmo peculiar, mas não escapam aos olhares e "clics" dos transeuntes!

Ao visitar mercados vá com todos os sentidos aguçados, quase sempre é permitido sentir o gosto, no mínimo,  sentir o cheiro do lugar!






Ao visitar Barcelona não deixe de ir ao Mercat St. Josep - La Boqueria, fica alí mesmo nas Ramblas.  Lá encontra-se uma diversidade de produtos de todos os lugares do mundo. Muitos frutos do mar, mariscos, especiarias, grãos, amêndoas, frutas etc... etc...até pães fresquinhos.

Visitando o galpão de frutos do mar, me deparei com dois itens curiosos, o primeiro chama-se "percebe ou percebes" que é um crustáceo com características próprias. Na foto abaixo perceba que ele parece uma unha com pedúnculo, é muito apreciado na cozinha da Penísula Ibérica.

O outro item que me chamou atenção foi o peixe Dover Sole ou  linguado, da família "soleidae" encontrado nas águas da costa leste do Atlântico e do Mediterrâneo. A exemplo de outros peixes do corpo chato que se alimentam no fundo do mar (por metamorfose um dos olhos migra pela cabeça e surge acima do outro olho),  traz ambos os olhos no mesmo lado do corpo, que o ajuda a se disfarçar no lodo a espera da presa.

Este peixe nos causa uma impressão esquisita, porém é bastante apreciado na Europa, foi uma das primeiras receitas "seja simples" ditada pelo Chef Escoffier (L'Art Culinaire 1883-1884), que dizia: "pegue os filés de linguado, megulhe-os em leite fresco e passe-os na farinha. Espete-os de ponta a ponta, aos pares, e frite. Sirva num guardanapo, acompanhado por uma molheira com molho de tomate" denominado Filés de Linguado à moda de Orly. Escoffier - O Rei dos Chefs. Kenneth James. Editora Senac 2008. Fica aí a lembrança da dica descomplicada!
Peixe Linguado ou Solea solea
Existem outras tantas receitas de linguado, também desenvolvidas e apreciadas desde a época de Escoffier: Linguado ao Creme, Linguado à moda da Normandia. Este peixe feio já foi até tema de poema de amor na Normandia.... Vale conhecer um pouco mais sobre ele!
Percebes à direita na foto

La Boqueria - uvas nas taças para brindar a entrada do ano
Encontramos forneria dentro do mercado e até suquinhos prontos, são muitas delícias para degustar! É um mercado bem organizado e com preços justos, puro charme!

Da última vez que visitei-o providenciei  as 12 uvas para engolir nos últimos segundos do ano de  2013 e fazer os pedidos especiais para 2014!
Quanto aos "percebes", vamos deixar para outra hora esse bicho pra lá de esquisito.

Um comentário:

  1. Também adoro! O daqui de Lisboa, Mercado do Campo de Ourique, é maravilhoso! Sempre vale a pena conhecer o mercado da cidade!

    ResponderExcluir