quarta-feira, 19 de março de 2014

Panna Cotta com calda de Acerola - a inspiração está no quintal!





Foto: acervo pessoal

Ao olhar pela janela da cozinha vejo um pequeno pé de acerola que não chega aos três metros de altura, porém bastante frondoso, com folhas verdes brilhantes e, quase sempre, repleto de acerolas, pois possui floração durante todo o ano.

Conhecida popularmente como cereja-das-Antilhas ou cereja-de-Barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Por ser uma planta muito resistente, espalhou-se facilmente por várias áreas de clima tropical e subtropical. É uma fruta bem americana, bem nossa.  

Logo me vem a boca o delicioso sabor dos vários sucos que já preparei com seus frutos. O ácido que trava, seguido pelo doce encorpado da polpa natural extraída dessa fruta rica em vitamina C, A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo e ferro.  De sabor refrescante e leve, quando realçado com suco de limão siciliano, adoçado com açúcar e servido com gelo,  é uma ótima opção para acompanhamento de refeições.


Decidi que desta vez faria algo diferente. A acerola iria compor uma sobremesa. Então veio, meio de improviso, a escolha de preparar a panna cotta que é uma sobremesa de origem italiana, leve e rápida de fazer, geralmente servida com calda de caramelo.
Ingredientes:

Foto acervo pessoal
Para a Panna Cotta:
  • 250 ml de creme de leite fresco 
  • 01 colher (sopa) de açúcar refinado
  • 03 g de gelatina em pó hidratada em 03 colheres de água fria
  • 01 fava de baunilha cortada (com as sementes)
  • 01 colher (sopa) Rum (opcional)

Para a calda de Acerola:

  • 01 xícara de acerola (fruta fresca ou congelada)
  • 2\3 xícara de água natural
  • 1\3 de xícara de açúcar refinado
  • 01 colher (café) de glucose (pode substituir por amido de milho)
  • Foto: acervo pessoal
  • Acerolas e folhas de hortelã  para decorar




Modo de Preparo: 

Panna Cotta - Hidrate a gelatina com água fria e reserve. Leve o creme de leite fresco com a fava de baunilha e o açúcar ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando encorpar e subir a fervura, acrescente o rum  e apague o fogo. Deixe amornar um pouco e acrescente a gelatina hidratada, misture bem e distribua em formas de silicone no formato de sua preferência. Leve à geladeira.

Calda -  Bata no liquidificador as acerolas com a água e peneire. Em seguida, acrescente o açúcar, a glucose ou amido de milho, mexa para diluir e leve ao fogo médio. Mexa até abrir fervura e a calda encorpar.

Deixe a panna cotta e sua calda descansarem por, pelo menos,  uma hora na geladeira antes de servir.
Foto: Acervo pessoal





2 comentários:

  1. Nossa, que delícia! Conheço essas forminhas.. vieram de longe!

    ResponderExcluir
  2. Então... tudo na culinária tem um destino certo ou várias possibilidades de utilização... gosto de adquirir o utensílio e depois descubrir a sua utilização... adoro da asas a imaginação! Bjos no coração!

    ResponderExcluir