terça-feira, 22 de abril de 2014

Mango Chutney - ótimo para acompanhar e realçar pratos!



Foto: acervo pessoal
Este molho agridoce  é  ótimo para acompanhar e realçar pratos diversos, o mais picante acompanha carne de suíno e peixes fritos e empanados. Cai muito bem em pratos mais refinados a exemplo de quiche quatro queijos ou, até mesmo, em um simples sanduiche ou em uma tapioca de queijo coalho. Quem dá o tom é o seu paladar.

Os chutneys têm sua origem na cozinha indiana, aonde são elaborados com frutas ou legumes. Podem ser de coco, cebola, tomate e muito outros...

Já provei chutneys menos convencionais, elaborado com "ciruela" - fruta muito comum na América do Sul (Colômbia, Equador, Peru) entre outros países, mas, o mais saboroso para mim, é mesmo o de manga. Atualmente, uso o mango chutney em várias composições de pratos.

Segue a receitinha:
  •  02 mangas maduras e firmes;
  • 02 xícaras de vinagre de arroz;
  • 01 xícara de açúcar; (pode ser mascavo opcional)
  • suco de 02 laranjas;
  • 03 dentes de alho amassados;
  • azeite para refogar Q.B.
  • pimenta calabresa à gosto; (cuidado: mais ou menos 01 colher de cafezinho)
  • alguns cravos; (cinco a oito por exemplo)
  •  canela em pau Q.B;
  • 100g de gengibre ralado;
  • 01 colher sopa de curry;
  • outras especiarias como temperos opcionais (masala amarela, cardamomos amassados)  
Modo de Preparo:

Descasque as mangas e corte-as em pequenos pedaços e reserve. Junte o vinagre com o açúcar, e aqueça sem ferver e reserve.

Em outro recipiente, aqueça o azeite, acrescente o alho e a pimenta calabresa e deixe dourar, porém sem queimar. Junte a manga, mexa e tampe. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Ao perceber que a manga está desmanchando, acrescente a mistura do vinagre com o açúcar e deixe ferver. Em seguida, acrescente o suco de laranja e os demais temperos. Este molho tem característica de ser picante, portanto observe esse ponto ajustando o sabor, que deve ficar agradável ao paladar. Cozinhe em fogo brando até tornar-se um molho grosso e homogêno, porém com alguns pedaços da fruta.

Deixe esfriar e guarde na geladeira em potes de vido selados com azeite.

Foto: acervo pessoal - tapioca ao modo di vera

Acervo pessoal: quiche quatro queijos com mango chutney

 
Suíno com mango chutney

sábado, 12 de abril de 2014

St. Josep La Boqueria - Paixão por Mercados!



Os mercados tem dinâmica própria, falam muito sobre os hábitos e costumes do lugar. Lá tem cores, cheiros, pessoas em movimento. É permitido pegar, apalpar, sentir a textura. Os odores se misturam, os cheiros das especiarias se destacam, brilhos ofuscam, falas se exaltam, tudo é estímulo para vidas que seguem em ritmo peculiar, mas não escapam aos olhares e "clics" dos transeuntes!

Ao visitar mercados vá com todos os sentidos aguçados, quase sempre é permitido sentir o gosto, no mínimo,  sentir o cheiro do lugar!






Ao visitar Barcelona não deixe de ir ao Mercat St. Josep - La Boqueria, fica alí mesmo nas Ramblas.  Lá encontra-se uma diversidade de produtos de todos os lugares do mundo. Muitos frutos do mar, mariscos, especiarias, grãos, amêndoas, frutas etc... etc...até pães fresquinhos.

Visitando o galpão de frutos do mar, me deparei com dois itens curiosos, o primeiro chama-se "percebe ou percebes" que é um crustáceo com características próprias. Na foto abaixo perceba que ele parece uma unha com pedúnculo, é muito apreciado na cozinha da Penísula Ibérica.

O outro item que me chamou atenção foi o peixe Dover Sole ou  linguado, da família "soleidae" encontrado nas águas da costa leste do Atlântico e do Mediterrâneo. A exemplo de outros peixes do corpo chato que se alimentam no fundo do mar (por metamorfose um dos olhos migra pela cabeça e surge acima do outro olho),  traz ambos os olhos no mesmo lado do corpo, que o ajuda a se disfarçar no lodo a espera da presa.

Este peixe nos causa uma impressão esquisita, porém é bastante apreciado na Europa, foi uma das primeiras receitas "seja simples" ditada pelo Chef Escoffier (L'Art Culinaire 1883-1884), que dizia: "pegue os filés de linguado, megulhe-os em leite fresco e passe-os na farinha. Espete-os de ponta a ponta, aos pares, e frite. Sirva num guardanapo, acompanhado por uma molheira com molho de tomate" denominado Filés de Linguado à moda de Orly. Escoffier - O Rei dos Chefs. Kenneth James. Editora Senac 2008. Fica aí a lembrança da dica descomplicada!
Peixe Linguado ou Solea solea
Existem outras tantas receitas de linguado, também desenvolvidas e apreciadas desde a época de Escoffier: Linguado ao Creme, Linguado à moda da Normandia. Este peixe feio já foi até tema de poema de amor na Normandia.... Vale conhecer um pouco mais sobre ele!
Percebes à direita na foto

La Boqueria - uvas nas taças para brindar a entrada do ano
Encontramos forneria dentro do mercado e até suquinhos prontos, são muitas delícias para degustar! É um mercado bem organizado e com preços justos, puro charme!

Da última vez que visitei-o providenciei  as 12 uvas para engolir nos últimos segundos do ano de  2013 e fazer os pedidos especiais para 2014!
Quanto aos "percebes", vamos deixar para outra hora esse bicho pra lá de esquisito.